
Prefeitura mantém atendimento a comunidades afetadas pelas chuvas
Desde o início de setembro, os pluviômetros do Sanep já registraram 420 milímetros de precipitação em Pelotas, o que representa, aproximadamente, 240% a mais do esperado para todo o mês. Em decorrência dos alagamentos e da elevação dos níveis da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo, 90 pessoas e 28 famílias na Colônia de Pescadores Z3 precisaram sair de suas casas e estão abrigadas no salão paroquial da comunidade. Para atender as demandas da população das áreas afetadas, equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e da Defesa Civil atuam ininterruptamente nos serviços de resgate e distribuição de mantimentos. Ao todo, já foram entregues mais de 750 cestas básicas, 330 cobertores, 500 galões de cinco litros de água e cerca de 150 colchões.
Prefeitura mantém atendimentos aos desabrigados na Z3 com equipes de várias secretarias. Fotos: Rodrigo Chagas
De acordo com a Defesa Civil, o canal São Gonçalo e a Lagoa dos Patos registraram, nesta segunda-feira (25), medições de 2,20 metros e 1,60 metro, respectivamente. Para manter o atendimento às comunidades atingidas, o Município tem mobilizado força-tarefa que envolve várias secretarias.
Os serviços de saúde são levados até os abrigados por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os quais permanecem no abrigo durante todo o dia. Uma médica do Município também foi encaminhada ao local para prestar atendimento à comunidade pelo menos uma vez ao dia.
Ainda nesta segunda-feira, equipes do Sanep estiveram no abrigo da Z3 para instalar quatro banheiros químicos e dois contêineres de lixo, a fim de garantir melhores condições sanitárias e auxiliar na manutenção do descarte de resíduos sólidos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), também são entregues kits de material escolar para os estudantes da rede de ensino abrigados no local.
O relatório da Defesa Civil Municipal aponta previsão de alteração na orientação do vento que atinge a Lagoa, podendo ocasionar a elevação das águas em alguns pontos. Para garantir a segurança da população, as equipes permanecem no local, junto aos efetivos do Exército, para atuar em situações de resgate caso necessário.
Como solicitar ajuda
Para otimizar as solicitações de ajuda e agilizar o atendimento à população, a Sala de Situação opera de forma coletiva, junto ao Corpo de Bombeiros, reunindo equipes das forças de segurança, do Município e da Defesa Civil. Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato pelo 193.
Os números da Guarda Municipal, 153, e da Brigada Militar, 190, também estão disponíveis para chamadas necessárias.