Município já imunizou 664 idosos acamados e cuidadores. Novo lote deve chegar a Pelotas nesta quinta-feira (25)

Prefeitura mantém vacinação de acamados

Município já imunizou 664 idosos acamados e cuidadores. Novo lote deve chegar a Pelotas nesta quinta-feira (25)
Por Autor desconhecido 25-02-2021 | 14:13:42
Tags: coronavírus , covid , vacina , vacinação , idosos , acamados , idosos institucionalizados

A Prefeitura de Pelotas alcançou o total de 664 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, em idosos acamados com mais de 85 anos e em seus cuidadores. Novo lote está previsto para chegar no Município nesta quinta-feira (25).

Idosos acamados e seus cuidadores recebem o imunizante - Fotos: Rodrigo Chagas

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a manhã desta quinta-feira, haviam sido imunizados 332 idosos acamados, com mais de 85 anos, e 332 cuidadores. Entre eles, a dona Vilma Gularte Pinheiro de 93 anos.

"Foi muito tranquilo. Os profissionais que vieram foram atenciosos e calmos. É um grande alívio para a nossa família", desabafou a filha e cuidadora da idosa acamada, Maria Firmina Pinheiro de Oliveira, 67 anos, que também recebeu a primeira dose da prevenção contra o coronavírus.

Até o final da tarde da quarta-feira (24), 1.837 acamados, de várias idades, foram cadastrados no Município. A Vigilância em Saúde alerta sobre a importância de cadastrar os idosos acamados, no site da Prefeitura, para que recebam a imunização. As pessoas que precisarem cancelar a visita dos técnicos responsáveis pela aplicação da vacina podem entrar em contato com o setor de Rotas da Imunização da SMS pelo telefone (53) 99107.4666, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

Idosos institucionalizados recebem 2ª dose

Pouco mais de um mês após o início da vacinação nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em Pelotas, a aposentada Marlei de Souza, 70 anos, moradora do Asilo de Mendigos, comemora o fato de ter recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e se permite fazer planos.

"Sinto-me muito bem, fui muito bem atendida, não tive alteração nenhuma. Agora, o meu maior desejo é poder ir, daqui a um tempo, no comércio comprar meus alimentos, com todos os cuidados, claro. Muito obrigada por tudo", disse a residente da maior ILPI do Município.

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Tamires Furtado, relata que, entre a segunda-feira (22) e até a manhã desta quinta-feira, foram vacinados, com a segunda dose, 312 idosos e 168 funcionários de ILPIs. Pelotas tem cerca de mil idosos institucionalizados e aproximadamente 600 trabalhadores nessas instituições - todos já receberam a primeira dose da vacina.

Novo lote chega nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul recebeu, na quarta-feira desta semana, novo lote do imunizante, com 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), as doses devem chegar aos municípios da região sul até esta sexta-feira (26).

O sistema de acompanhamento da vacinação no Estado mantém 18.159 vacinas aplicadas no registro total de Pelotas, o que representa 68% do montante recebido pelo Município.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

Ubai Navegantes terá alteração de horário

Ubai Navegantes terá alteração de horário