Técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, com 60 anos ou mais, deram continuidade à imunização contra o coronavírus nesta segunda-feira (8)

Profissionais de saúde recebem a segunda dose da vacina

Técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, com 60 anos ou mais, deram continuidade à imunização contra o coronavírus nesta segunda-feira (8)
Por Autor desconhecido 08-03-2021 | 16:41:47
Tags: saúde , coronavírus , segunda dose , vacina , profissionais de saúde , Covid-19 , 60 anos

Cerca de 30 dias após terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde, com mais de 60 anos, iniciaram a etapa final do procedimento preventivo nesta segunda-feira (8) em Pelotas. Técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas foram imunizados nos prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) assim como ocorreu na primeira dose.

Nesta segunda-feira, foram vacinados os profissionais de saúde que receberam a primeira dose nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Nos dois locais de imunização, o procedimento foi marcado pela agilidade entre a recepção e a aplicação da injeção. 

"Tudo muito rápido, tranquilo, organizado. Eu já estava ansiosa para receber a segunda dose", salientou a técnica de Enfermagem, Leda Cardoso, ao sair da sala onde estão sendo aplicadas as vacinas.

A médica Beatriz Tavares, 64 anos, não escondeu a alegria de receber a segunda dose da vacina, mas aproveitou para fazer um apelo. "Estou muito feliz, mas gostaria que fosse para todos. Mas, vamos conseguir, aos poucos. E é importante, que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas continuem se cuidando, usando máscara".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dois dias de ação nos prédios do IFSul, receberão a segunda dose da vacina 1.850 profissionais de saúde 

Terça-feira (9), será a vez dos demais profissionais de saúde, com mais de 60 anos, que receberam a primeira dose no dia 9 de fevereiro. A vacinação para esse grupo também ocorre nos mesmos locais da primeira dose - nos prédios do IFSul, localizados nas ruas Gonçalves Chaves, 3.218, e Jornalista Candido de Melo, entrada pelo estacionamento, das 9 às 17h.  

A médica Beatriz, assim como os demais profissionais de saúde, recebeu a segunda dose contra Covid-19 - Fotos: Michel Corvelo

Segunda dose para idosos

Nos dias 10, 11 e 12 de março, a Prefeitura realiza a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus nos idosos com 85 anos ou mais. Esse grupo deverá procurar as mesmas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde recebeu a primeira dose. Também deverá ser respeitado o dia da imunização: se a primeira aplicação foi no dia 10 de fevereiro, o idoso deverá receber a segunda no dia 10 de março. As UBSs Simões Lopes, Salgado Filho, Laranjal, Fraget, Porto, Lindoia e Bom Jesus vacinarão das 10 às 15h. 

A SMS orienta as pessoas que fazem parte dos grupos que irão receber a segunda dose da vacina para levarem a carteira de vacinação e um documento de identidade. Quem apresentar sintomas gripais não deve comparecer para ser imunizado e poderão se dirigir ao Centro de Especialidades posteriormente.

Mais de 80 anos e a primeira dose

A Prefeitura informa que os idosos com mais de 80 anos, que ainda não fizeram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão procurar o Centro de Especialidades a partir de quarta-feira (10). A vacina será aplicada das 8 às 15h. É preciso levar um documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Vacinação em acamados 

De acordo com a SMS, 2.117 pessoas acamadas haviam sido cadastradas no sistema da Prefeitura até sexta-feira (5), sendo que, desse total, 1.986 têm mais de 60 anos. O sistema também registra que 630 idosos acamados, com 85 anos ou mais, já haviam sido vacinados, e que 295, nessa faixa etária, aguardam a imunização.

O cadastro de idosos acamados, com 85 anos ou mais, ainda pode ser feito pelo site da Prefeitura. Ao realizar o cadastro, o familiar ou responsável deve informar dados como nome, idade e endereço do idoso, bem como número de CPF, RG, cartão SUS e qual a comorbidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (53) 3284.7714.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

Ubai Navegantes terá alteração de horário

Ubai Navegantes terá alteração de horário