
Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS
Os resultados do programa PS Cuida Mais, instituído pela Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o dia 8 de julho, começam a aparecer. Após rigoroso exame clínico, 20 pacientes, entre adultos e crianças, de um total de 24, já receberam alta após finalizarem o tratamento em casa, desafogando as internações no Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A iniciativa contempla os casos em que os pacientes vão precisar apenas de antibióticos por medicação endovenosa (adultos) ou intramuscular (crianças). A administração desta fase final do tratamento, em geral de cinco a sete dias, é feita em domicílio, pela equipe do programa.

Paciente é atendida em casa por enfermeira do programa PS Cuida Mais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (Fotos: Divulgação/SMS)
“Essas pessoas ficavam no corredor do PS, acomodadas em macas, em períodos que chegavam a até dez dias, o PS Cuida Mais acompanha os pacientes que apresentam condições clínicas de terminar o tratamento em casa, longe do ambiente hospitalar”, explica o enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa, diretor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SMS.
Como funciona
Com uma ambulância própria do município, o programa funciona diariamente, incluindo domingos e feriados, em dois turnos (manhã e tarde), numa jornada de 12 horas. Conta com dois condutores e dois enfermeiros com experiência em enfermaria e em urgência e emergência para melhor avaliação do quadro. Caso seja necessário retornar ao PS, o transporte é feito pela própria unidade móvel do PS Cuida Mais ou, se a condição do paciente exigir, pelo Samu, que no caso é acionado pela própria equipe. A cada visita é levado um kit de medicação liberado pela farmácia do Pronto Socorro com nome, idade e endereço do paciente.
“Importante: nosso serviço não fica ocioso”, diz Rodrigues. Segundo ele, se o programa não apresenta demanda, o enfermeiro do programa presta serviço no PS onde for necessário, incluindo no transporte de pacientes para hospitais e consultas, auxiliando também no desafogamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Se o transporte do Samu estiver ocupado, o deslocamento é feito pela equipe do programa”, assegura o diretor do RUE.

Paciente que estava internada no PSP é atendida em casa no final do tratamento por equipe do programa PS Cuida Mais, da Prefeitura
“Só tenho a agradecer”
Primeiro paciente a ser atendido pelo PS Cuida Mais, o jardineiro Carlos Renato Kunde, 60 anos, diz que se “surpreendeu” com a qualidade do Programa instituído pelo município. Tão logo internado, dia 7 de julho no PS, em função de duas tromboses na perna esquerda, foi primeiramente submetido a uma série de exames e no dia seguinte levado para casa pela equipe do Pelotas Cuida Mais.

O jardineiro Carlos Renato Kunde (à direita da Imagem), com a equipe do PS Cuida Mais, foi o primeiro paciente atendido pelo programa instituído em julho pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
“No mesmo dia, à tardinha, voltaram aqui em casa [Laranjal] para a primeira aplicação, depois duas vezes por dia, pontuais, para aplicação de medicamento e exames clínicos - só tenho a agradecer, fui muito bem tratado no PS e melhor ainda em casa, considero tanto os motoristas como os enfermeiros do programa como pessoas da minha casa”, elogiou. A relação permanece após a conclusão desta etapa do tratamento. Segundo Kunde, a interação continua com a equipe do programa por meio de mensagens no whatsapp. “Não me abandonaram, peço a Deus que mais pessoas tenham acesso a esse atendimento, nota dez.”