Pela primeira vez, três envolvidos no atendimento passam por capacitação conjunta

PS, Samu e Hospital São Francisco capacitam-se na linha do AVC

Pela primeira vez, três envolvidos no atendimento passam por capacitação conjunta
Por Tânia Magalhães 04-09-2025 | 11:46:17
Tags: capacitação , avc

Nesta semana, no Hospital de Simulação (HSIM) da Universidade Católica, no campus saúde da UCPel, o Pronto Socorro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital São Francisco de Paula participaram da primeira capacitação, juntos, na linha do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A formação específica foi articulada pela Rede de Urgência e Emergência do Município, junto à secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, e à diretora do PS, Mônica Mendes.

Capacitação qualifica serviços - Fotos: Divulgação/SMS

O diretor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa, destaca a importância da capacitação conjunta, já que o Samu Regional de Pelotas é o serviço pré-hospitalar, o PS é a porta de entrada e o Hospital São Francisco é referência.

Foi desenvolvido o tema pela ordem de atendimento. A linha do cuidado do AVC, no primeiro momento, é atendida pelo Samu, no local da ocorrência, seja em residência, seja em via pública. “As primeiras informações recebidas valem ouro e contemplam a agilidade da equipe”, destaca Marcelo. O paciente precisa apresentar sinais e sintomas, até quatro horas e meia, para ser atendido na linha do Acidente e ser medicado com trombolítico. O AVC tem que ser isquêmico, não hemorrágico.

Pelo Samu, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro, onde é atendido com a maior agilidade possível, submetido ao exame de tomografia de crânio, avaliado pela equipe e discutido com o teleAVC e neuro para o diagnóstico. Se for encaixado nos parâmetros, deve receber o trombolítico para reverter o Acidente Vascular.  

O objetivo da capacitação conjunta foi promover qualificação da equipe para identificar o quadro de forma rápida, visando à agilidade do atendimento adequado, priorizando a estabilidade do paciente. Depois de avaliado o caso, o paciente é encaminhado à UTI do Hospital São Francisco, onde recebe o trombolítico.

Os três serviços – Samu, PS e São Francisco – possuem todos os profissionais e recursos técnicos para atendimento da linha do AVC, que são emergencistas, especialistas e equipamentos. A estrutura é preparada para identificação do Acidente Vascular inclusive em pacientes mais jovens e não somente na faixa dos mais idosos, com ou sem comorbidades, como hipertensão ou diabetes.  

Notícias Relacionadas

Cidade mantém 52 casos de dengue

Cidade mantém 52 casos de dengue

Linha Balsa/Anglo terá percurso ampliado

Linha Balsa/Anglo terá percurso ampliado

TelePrepPel representa 32% de atendimentos de pré-exposição ao HIV

TelePrepPel representa 32% de atendimentos de pré-exposição ao HIV

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores

PIM-PCF receberá 35 novos visitadores