
Retrate recebe curso de bordado
Doze mulheres participaram do curso de bordado promovido pela Prefeitura, por intermédio da parceria do serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e Sindicato Rural de Pelotas, na última semana. As participantes são usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Município e produtoras rurais.
Fotos: Divulgação
Nos três dias de encontro, que totalizaram 24 horas, a instrutora Márcia Viana Duran ensinou quatro técnicas de bordado – livre, vagonite, ponto cruz e xadrez, em diferentes tipos de tecidos, como toalhas e panos de prato. Os métodos podem ser aplicados em peças de vestuário, acessórios e artigos de decoração.
A instrutora avalia que “o bordado é um resgate de tradição antiga, e sempre atual, de bordar enxovais, que continua a apaixonar e encantar pessoas de todas as idades".
As alunas revelam o quanto gostaram do curso. Para Solange Nunes, o conteúdo foi maravilhoso. “Tenho dificuldade em aperfeiçoar a técnica do ponto cruz. Porém, sou perseverante e quero fazer o próximo curso”, garante. “O curso foi além das expectativas, aprendi todas técnicas, em especial as do ponto cruz. Agora, terei muitas encomendas para aumentar minha renda”, diz Julines dos Anjos. Para Vera Mailan, o artesanato tem dupla função. “Trabalhos manuais são o meu hobby. Tenho uma loja e, com certeza, os bordados serão uma novidade e vão apaixonar os clientes”, acredita.
Os cursos promovidos pela Retrate em parceria com o Senar são voltados a produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Município, e têm o objetivo de capacitar os participantes como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda, com a comercialização dos produtos. O último curso previsto para 2023 é de confecção em lã crua e será realizado de 6 a 10 de novembro.
O Retrate é um serviço do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde e funciona na rua Félix da Cunha, 564. Informações sobre os cursos e sobre a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp (53) 98105-4131.
Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce