SDR promove políticas voltadas ao produtor

Por Tânia Magalhães 19-12-2025 | 17:29:25
Tags: Infraestrutura , Produção , Serviços

Em primeiro lugar, o produtor. Com essa bandeira, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura dedicou-se, durante o ano, a áreas vinculadas à infraestrutura de todos os distritos e a benefícios para a agricultura familiar. Estradas, pontes, iluminação pública, transporte coletivo, escolar e de produção e demais questões relacionadas à vida digna das famílias de moradores do interior do município estiveram em foco e foram posicionadas como prioritárias nos cronogramas de serviços. 

Seguindo orientação do prefeito Fernando Marroni, a gestão da SDR manteve, dinamizou ou aderiu os programas de Piscicultura, Programa Extraordinário de Recuperação das Lavouras de Milho e Sorgo – Milho 100%, Doação de Equinos, Açudagem, Correção do Solo e outros. 

Somente no Programa de Piscicultura, 50 mil alevinos foram repassados a produtores, em três etapas no decorrer do ano, para povoamento de açudes e barragens nas propriedades rurais. Em 2025, no programa de Doação de Equinos, 38 animais recolhidos das vias públicas, mantidos sob guarda do Município, na Hospedaria de Grandes Animais, passaram aos cuidados de novos tutores, dentro das regras estabelecidas pela legislação. A Hospedaria recolheu 113 animais de grande porte durante o ano. 

Cento e um agricultores beneficiaram-se da adesão do Município ao Programa Extraordinário de Recuperação das Lavouras de Milho e Sorgo – Milho 100%, do governo do Estado. O benefício para quem produz em pequenas propriedades constitui-se na isenção de qualquer pagamento e 364 sacas de sementes foram encomendadas e entregues pela SDR.

Com fiscalização a cargo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à SDR, Pelotas conta com 35 estabelecimentos, entre agroindústrias e abatedouros. Neste ano, o município ingressou formalmente no Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), por meio da certificação de integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O primeiro benefício consolidado foi a equivalência de uma agroindústria de embutidos ao Sistema, permitindo ampliação do mercado para todo o país.

A SDR é participante ativa de diversas frentes voltadas ao crescimento da expressão do setor primário e zela pela parceria com instituições como a Emater, Embrapa, UFPel, sindicatos, associações e outras entidades de classe. Em 2025, conta com representante na diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), ocupando a Secretaria. Dentro da diretriz do desenvolvimento, participou ativamente da seleção de produtores, a partir da adesão de Pelotas ao programa Terra Forte do governo do Estado, voltado à recuperação socioprodutiva e ambiental de propriedades rurais, beneficiando cem agricultores locais com o auxílio de R$ 30 mil para implantação de projeto em sua área. 

Buscando alternativas de incremento de renda às famílias da colônia, a Prefeitura renovou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Pelotas para oferta de cursos de capacitação em diversas áreas, como técnicas e culinárias. Os cursos são de curta duração e garantem certificado. Com a formação, os participantes podem comercializar serviços e produtos.

Reconhecimento e valorização dos produtores levaram o Município a manter a política de realização festas e feiras municipais em relação às produções frutíferas. Pelotas é o maior fornecedor de pêssego para a indústria nacional, ocupa a quarta posição como produtor de morango no cenário gaúcho e produz uvas de qualidade. As três frutas fortalecem a história, a tradição da zona rural e, nas safras, por iniciativa do Poder Público, instituições técnicas, entidades de classe e apoiadoras, recebem festa colonial e ocupam bancas nas feiras, no Centro e bairros, para incentivar o consumo com a venda direta da colônia à cidade. As feiras tomam espaços públicos, todo o ano, com pescado da Colônia Z3, Pontal da Barra e Balsa – Feira do Pescador -, com 43 bancas. Todas movimentam a economia e divulgam as potencialidades do interior atraindo, inclusive, turismo rural. As feiras-livres também recebem apoio permanente, somando 175 bancas de produtores rurais.

A SDR, juntamente com o Conselho Municipal do Ensino Religioso (Coner), começou a desenvolver os Círculos da Paz nas escolas municipais da zona rural, com o objetivo de melhorar a convivência e diminuir os índices de violência. A programação é vinculada à Justiça Restaurativa, por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania. 

A Secretaria atuou, durante o ano, sobre regularização fundiária, com a realização de 42 vistoria de ações de Usucapião na zona rural, para comprovação de moradia, atendendo solicitações do Ministério Público, fornecemos 28 Declarações de Moradia, segundo modelo da Procuradoria Geral do Município, para solicitações de ligações de redes de abastecimento de água e energia elétrica. Também está sendo feito o levantamento dos cemitérios em atividade em toda a colônia de Pelotas, sendo identificados, até o mês de dezembro, 12 cemitérios públicos e 50 particulares.

Em relação à infraestrutura, a Secretaria, no primeiro trimestre do ano, empreendeu mutirão de recuperação de estradas, entre as quais muitas ainda foram encontradas com danos remanescentes da crise climática de 2024. Foram patrolados centenas de quilômetros nessa empreitada. Na sequência, o trabalho de manutenção ficou a cargo dos próprios distritos. A iluminação pública não foi esquecida. Mais de 360 pontos receberam reposição ou instalação. Quarenta e nove pontes de madeira foram reformadas ou reconstruídas, ampliando a segurança nos trajetos e o conforto para deslocamento de moradores e visitantes. O setor de Recursos Hídricos também avançou com o projeto de 12 açudes, atualmente em fase de licitação, e o processo para implantação de três cisternas. 

Além de todos os serviços de sua competência, cuidando de área superior a 1,4 mil quilômetros quadrados divididos em oito distritos e de 1,2 mil quilômetros de estradas, a SDR, no decorrer do ano, ainda foi parceira de outras secretarias da Prefeitura, participando de diversas atividades na cidade com seu maquinário.

O planejamento e perspectivas para 2026 são embasados na dedicação permanente aos cuidados de manutenção da infraestrutura, incentivo e estímulo à agricultura familiar, avanços ou licitações dos projetos executivos para as novas ponte do Totó, Santa Coleta e Quilombo, do projeto básico de arquitetura para pontes com aduelas de concreto, e academias ao ar livre na colônia. Empreendedorismo se mantém como prioridade, via orientações da Secretaria e da Inspeção Municipal. O desenvolvimento dos distritos, com recursos ao alcance das famílias, é a meta da gestão.   

Notícias Relacionadas

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Mutirões coordenados pela Ssui se tornam política pública de zeladoria

Mutirões coordenados pela Ssui se tornam política pública de zeladoria

Secretaria de Obras e Pavimentação faz melhorias em mais de 100 vias

Secretaria de Obras e Pavimentação faz melhorias em mais de 100 vias