
Segunda dose da vacina começa a ser aplicada nesta semana
A partir desta segunda-feira (8) a Prefeitura de Pelotas começa a aplicar a segunda dose da vacina contra Covid-19 nos grupos prioritários que receberam a imunização em fevereiro. Nos dois primeiros dias da semana serão vacinados os profissionais de saúde, com mais de 60 anos. A partir de quarta-feira (10) será a vez dos idosos, com mais de 85 anos.
Os profissionais de saúde receberão a segunda dose da CoronaVac, assim como foi na primeira aplicação, nos prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), localizados nas ruas Gonçalves Chaves, 3.218, e Jornalista Candido de Melo, 3.218, das 9 às 17h. A programação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a seguinte:
- segunda-feira (8) -técnicos, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, com 60 anos ou mais, que receberam a primeira dose nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro; e,
- terça-feira(9)- profissionais das demais áreas da saúde, com 60 anos ou mais, que receberam a primeira dose no dia 9 de fevereiro.
Todos devem se dirigir ao mesmo prédio em que receberam a primeira dose da prevenção contra o coronavírus e devem apresentar a carteira de vacinação e o documento de identidade.
Segunda dose dos profissionais de saúde, com mais de 60 anos, e dos idosos com 85 anos ou mais, começa a ser aplicada nesta segunda (8) - Fotos: Rodrigo Chagas
A segunda dose dos idosos
Nos dias 10, 11 e 12, portanto quarta, quinta e sexta, os idosos, com mais de 85 anos, receberão a segunda dose da vacina, nas mesmas Unidades Básicas de Saúde em que foram imunizados pela primeira vez. De acordo com a SMS o idoso que foi vacinado no dia 10 de fevereiro, deve se dirigir à UBS na mesma data-10 de março, com a carteira de vacinação e documento de identidade.
A segunda dose para o grupo com 85 anos ou mais ocorre das 10h às 15h nas UBSs:
- Simões Lopes - avenida Viscondessa da Graça, 107;
- Salgado Filho - avenida Salgado Filho, 912;
- Laranjal - rua São Borja, 683;
- Fraget - rua Três, 81, Vila Real - Fragata;
- Porto - rua João Pessoa, 240;
- Lindoia - rua Ernani Osmar Blaas, 344; e,
- Bom Jesus - avenida Itália, 350.
A SMS garante que há doses suficientes para todos que já receberam a primeira aplicação, portanto, não há necessidade de filas e aglomerações. Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem ser vacinadas.