Servidores preparam o acolhimento aos usuários com qualificação técnica e respeito aos protocolos de saúde

Serviços de Convivência do Município são retomados com encontro

Servidores preparam o acolhimento aos usuários com qualificação técnica e respeito aos protocolos de saúde
Por Ascom 25-03-2022 | 14:46:55
Tags: planejamento, educação permanente, assistência social, cras, scfv

Profissionais técnicos do Município reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), para planejar ações que serão desenvolvidas com os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para que possam ser atendidos efetivamente e com qualidade e, ao mesmo tempo, garantindo cuidados com a prevenção à Covid-19. Participaram 15 servidores – coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), técnicos de referência do Serviço de Convivência e do Departamento de Planejamento da SAS. 

A coordenadora do Departamento de Planejamento, Letícia Pepe, explica que o evento faz parte do plano de ação do Núcleo de Educação Permanente (Nuep) da pasta e o grupo busca construir com os Cras e SCFVs a metodologia ideal nos serviços. “O Departamento realizou um diagnóstico para a Educação Permanente, a fim de identificar as demandas dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, afirma.

Os encaminhamentos do encontro foram a construção de fluxos para a Rede Socioassistencial e Planejamento; a garantia de acesso dos técnicos ao Sistema de Gestão do SCFV (Sisc) e ao Prontuário Suas; a realização de um curso de capacitação para a utilização do Sissc; e o acolhimento de educadores sociais.

Pauta

Nesse primeiro encontro de retomada, diversos pontos foram discutidos, como formas de atuação dos serviços e de registro, como a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, com a metodologia do SCFV e seu reordenamento; qual serviço deve atender cada usuário e suas famílias; os planos de retomada das ações e prevenção à Covid; a articulação da Rede Socioassistencial e quando encaminhar usuários para cada um deles; a apresentação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com termo de colaboração com o Município; prazos de entrega dos relatórios e alimentação do sistema informatizado; sistema de informação para identificar potencialidades e fragilidades da Política de Assistência Social; e a criação de fluxos para rede Socioassistencial e o planejamento.

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