Encontros promovidos pela Prefeitura são voltados a enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde

Servidores são capacitados para identificar casos de tuberculose

Encontros promovidos pela Prefeitura são voltados a enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde
Por Ascom 22-09-2021 | 14:37:37
Tags: tuberculose , tratamento , capacitação , saúde

O dia 22 de setembro é considerado o Dia Gaúcho de Conscientização e de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose. Para dar visibilidade ao problema que afeta muitos pelotenses, a Secretaria de Saúde (SMS) promove capacitações virtuais, direcionadas a enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para reforçar a importância daquelas pessoas que apresentam sintomas da doença procurarem os serviços de saúde, visando o diagnóstico precoce e o encaminhamento do paciente para o tratamento.

A capacitação é conduzida pela coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da SMS, Greice Matos, com uma assistente social e o apoio da equipe, que conta com duas médicas, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem, e do Núcleo Municipal de Educação Coletiva em Saúde (Numesc). 

Os primeiros encontros com as equipes das UBS foram realizados no início de setembro, em dois turnos, com grupos diferentes, e novos encontros serão realizados dia 7 de outubro para que mais profissionais possam participar. Após as capacitações, serão promovidos encontros a cada dois meses com as equipes, para a discussão de casos.

A doença

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, bastante semelhante ao do vírus da gripe comum – H1N1 – ou do coronavírus. Ela se instala a partir da inalação de aerossóis vindos vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse, que lançam no ar partículas infectadas. 

A coordenadora Greice explica que os sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, febre baixa (geralmente à tardinha) e suor noturno. “Calcula-se que, durante um ano sem tratamento, uma pessoa com tuberculose pode infectar de dez a 15 outras pessoas. Com o tratamento iniciado e feito corretamente, a transmissão é interrompida”, destaca.

A Tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas com mais incidência em seres humanos. Pelotas está inserida no Plano Emergencial Nacional da doença e possui um Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT), que é o serviço de referência, para onde os profissionais de saúde encaminham usuários suspeitos ou confirmados da doença. 

O tratamento

A tuberculose é uma doença grave, mas é curável em quase todos os casos. Mas para isso é necessário o uso adequado dos medicamentos indicados pelos médicos, pelo tempo correto – no mínimo seis meses. O diagnóstico e os medicamentos são, integralmente, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora, um dos principais desafios enfrentados no tratamento da tuberculose é o alto índice de abandono, já que “no primeiro mês o paciente percebe uma significativa melhora, assim acaba interrompendo os cuidados antes da conclusão, porém essa interrupção pode levar o paciente à resistência aos antibióticos ou mesmo a outras complicações. Além disso, pode aumentar o risco de transmissão da doença para outras pessoas”, explica Greice.

O que fazer se eu tiver sintomas ou conhecer alguém que os tenha?

Caso alguém tenha os sintomas ou conheça uma pessoa que os tenha, deve procurar a UBS mais próxima de sua casa, ou o PMCT, no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1436). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-5963.

Notícias Relacionadas

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros

Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Vigilância Sanitária integra projeto de qualificação a nível nacional

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

Conselho Local de Saúde Santa Terezinha está em fase de criação

Pelotas confirma 55 casos de dengue neste ano

Pelotas confirma 55 casos de dengue neste ano