Com toda a estrutura nova, após destruição provocada pela crise climática de maio, Trapiche é reintegrado às atrações turísticas do Laranjal

Trapiche do Laranjal é entregue ao uso da comunidade

Com toda a estrutura nova, após destruição provocada pela crise climática de maio, Trapiche é reintegrado às atrações turísticas do Laranjal
Por Tânia Magalhães 23-11-2024 | 14:15:40
Tags: reconstrução do trapiche, laranjal, reinauguração

O Trapiche do Laranjal, parte integrante da paisagem da lagoa e atrativo turístico desde 1968, já pode ser novamente aproveitado pelos pelotenses e visitantes. Neste sábado (23), toda a estrutura e componentes reconstruídos, após a destruição provocada pelo rigor do vento e pela força das águas da madrugada de 13 de maio deste ano, foram entregues ao uso da comunidade novamente. A prefeita Paula Mascarenhas conduziu a cerimônia de reinauguração, defronte da plataforma de 530 metros de extensão, acompanhada por representantes das construtoras que executaram o projeto, por secretários municipais e público.

Cerimônia de entrega do Trapiche reúne público - Fotos: Michel Corvello
“É um dia alegre, ensolarado, para comemorarmos o retorno do Trapiche à cidade, possibilitado por medidas compensatórias das empresas, às quais digo obrigada por confiarem no governo e acreditar em Pelotas. O Laranjal foi o local mais atingido pela enchente. Restaram muitas demandas e desafios que pareciam insuperáveis. No entanto, a força do trabalho e a união nos trouxeram um trapiche mais forte, reerguido com obras rápidas, que levaram menos de três meses”, afirmou a prefeita.

As obras de reerguimento do Trapiche, orçadas em cerca de R$ 650 mil, com fonte de recursos em medidas compensatórias ao Município pela Zabaleta Construtora e Incorporadora Ltda e Construtora ACPO Ltda, proporcionaram a elevação da estrutura em um metro. Hoje, a altura é de seis metros e não mais de cinco. O estrado da plataforma foi construído com madeiras mais estreitas, para garantir durabilidade e evitar que as tábuas se soltem com facilidade. A espessura dos mourões - postes de sustentação - é mais forte que a antiga. Os corrimãos também foram refeitos, assim como os pontos para contemplação.

Paula lembrou que, nos primeiros dias pós-enchente, quando do planejamento de retomada, da definição de medidas e decisões, participou de reunião com o secretariado, nas imediações do Trapiche destruído. “O Trapiche é o símbolo mais visitado de Pelotas. Precisamos recuperá-lo até o final deste ano”, afirmou naquela ocasião. “Agora, o Laranjal, praia mais bela do litoral sul do Brasil, como dizem os pelotenses e visitantes, retoma sua força, sua marca. Que Pelotas siga esse exemplo de compromisso e de trabalho sério”, pontuou a gestora.

Os representantes das empresas parceiras, Christian Borges, da Zabaleta, e Osvaldo Leal, da ACPO, também se pronunciaram na reinauguração do Trapiche. Ambos salientaram o prazer de fazer parte da reconstrução e agradeceram a Prefeitura pela parceria.

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade urbana, Daniel Mussi, cuja pasta foi responsável pela fiscalização da execução do projeto de reconstrução do Trapiche, disse que o local representa o sentimento da população de pertencimento daquela estrutura, e conduziu uma salva de palmas à prefeita, ressaltando sua força para ultrapassar uma pandemia, seca, enchentes, preservando vidas.   

Fita do portão é aberta, simbolizando a liberação da estrutura para uso - Fotos: Michel Corvello

Após os pronunciamentos, foi descerrada a placa de reinauguração e aberta a fita do portão para a plataforma, oficializando a entrega da estrutura à comunidade.

Estiveram presentes, entre o público e convidados, os secretários de Segurança Pública, Cíntia Aires, de Cultura, Paulo Pedrozo, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Administração e Recursos Humanos, Lúcio Janes, de Obras e Pavimentação, Alessandro Fonseca, além do assessor técnico do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação, Gilmar Bazanella.

Notícias Relacionadas

Prefeitura promove audiências públicas na Z3 e no Laranjal

Prefeitura promove audiências públicas na Z3 e no Laranjal

Prefeitura inicia obra na rótula da Fernando Osório

Prefeitura inicia obra na rótula da Fernando Osório

Equipe da Seurb percorre centro histórico para qualificar espaço

Equipe da Seurb percorre centro histórico para qualificar espaço

Prefeitura passa patrola em seis localidades

Prefeitura passa patrola em seis localidades