
Vacinação contra Covid-19 beneficia mais 786 pessoas nesta quarta-feira
O primeiro dia do mês de setembro foi dedicado para completar o esquema vacinal de profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e trabalhadores dos setores de apoio e administrativo, que receberam a 1ª dose em 31 de maio e 1º de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais 786 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. A ação foi realizada das 9 às 17h no IFSul Campus Pelotas.
Imunização desta quarta-feira ocorreu no IFSul Campus Pelotas. Fotos: Michel Corvello
A professora Mônica Machado garantiu sua proteção e deixou o recado: "Tomar a vacina é essencial, assim como manter o distanciamento como medida preventiva".
O secretário de escola, Felipe Macedo, afirmou que receber a segunda dose significou proteger a si e aos outros. “A imunização é fundamental para seguirmos adiante, principalmente a gente que atende muitas crianças", comentou.
Imunização continua
Nesta quinta-feira (2), será a vez dos veterinários e educadores físicos de 18 a 59 anos, além de todos os profissionais de Saúde que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 2 de junho e outras pessoas que tomaram a primeira dose dessa vacina naquela data ou que estão com a mesma em atraso. A imunização ocorre, novamente, no IFSul Campus Pelotas das 9 às 17h. Nos bairros, haverá aplicação da segunda dose em pessoas com 29 anos, que receberam a primeira da CoronaVac no dia 2 de agosto.
Confira o cronograma de vacinação
IFSul – das 9 às 17h
Campus Pelotas, Praça 20 de Setembro
* Quinta-feira (2) - veterinários e educadores físicos de 18 a 59 anos e todos os profissionais de Saúde que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 2 de junho e outras pessoas que tomaram a primeira dose dessa vacina naquela data.
Nos bairros – das 10 às 15h
* Quinta-feira (2) - pessoas com 29 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac no dia 2 de agosto e outros que tomaram a primeira dose dessa vacina naquela data.
* Sexta-feira (3) - público com deficiência permanente, com ou sem BPC, e com comorbidades de 18 a 59 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 3 junho e outras pessoas que tomaram a primeira dose dessa vacina naquela data.
Drive-thru – das 9 às 17h
Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado)
* Sábado (4) - professores do 3º ao 5º, e do 6º ao 9º anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 4 e 5 de junho e outras pessoas que tomaram a primeira dose dessa vacina naquelas datas.
Documentação necessária – 1ª dose
- Carteira de Identidade
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário
- Cartão SUS ou CPF
Documentação necessária – 2ª dose
- Documento de Identidade
- Carteira de vacinação ou comprovante da primeira dose
Pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Colégio Pelotense – auditório, entrada pela Bento Gonçalves – Centro
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 - Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
A SMS Alerta
A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.