
Vacinação nos bairros facilita acesso dos idosos
Os idosos que não puderam ou não conseguiram se vacinar durante o fim de semana, pelo sistema drive-thru, estão com acesso facilitado à imunização, com a aplicação da vacina nos bairros. Nesta terça-feira (2), segundo dia de vacinação em sete escolas da rede municipal, cerca de 460 pessoas já haviam recebido a dose do imunizante até as 13h30min. Nos dois primeiros dias do procedimento nos bairros, aproximadamente 840 doses já foram aplicadas. A vacinação nas escolas segue até a próxima sexta-feira.
Idosos em busca da vacina no Laranjal - Fotos: Rodrigo Chagas
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Francisco Barreto, no Laranjal, até as 10h30min desta terça-feira, cerca de 40 pessoas haviam sido vacinadas. Idosos como a aposentada Marli Loges agora estão um pouco mais aliviados. "Eu queria esperar mais um pouco, mas a cobrança dos filhos foi grande para eu fazer a vacina. Então, está feita e estou confiante no resultado", comentou.
Para a dona Dalva Matar de 82 anos, a aplicação das vacinas no Laranjal ficou mais perto para ela - bastante satisfeita com a chance de se imunizar. "Eu queria muito que chegasse este momento. Não existe remédio, por enquanto só vacina. Não dói nada e agora estou esperando a segunda dose", relatou a aposentada.
De acordo com a enfermeira Janaína Fernandes, a vacina na escola facilitou o deslocamento de idosos. "No primeiro dia, vieram muitos familiares em busca de informações e, hoje, a movimentação para a vacinação de fato está bem intensa", explicou a responsável pelo ponto de vacina.
Nesta quarta-feira (3), o processo terá prosseguimento com a imunização de idosos com 80 anos ou mais. Mesma situação na quinta (4) e na sexta-feira (5). A Secretaria Municipal de Saúde reitera que é preciso levar documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e cartão SUS, preferencialmente, para ser vacinado.
A vacinação de idosos acamados, em domicílio, segue para a faixa etária de 85 anos ou mais, e o registro deve ser feito no site da Prefeitura, através do link.
Idosos com 80 anos ou mais
- Quarta-feira (3) - das 10 às 15h nas sete escolas - Quinta-feira (4) - das 10 às 15h nas sete escolas - Sexta-feira (5) - das 10 às 15h nas sete escolas
As escolas municipais estão localizadas em cinco bairros da cidade, a fim de evitar aglomerações e proporcionar conforto aos idosos. Cada local vai contar com cem doses, todos os dias, até quinta-feira. Para isso, será repetido o esquema de distribuição de cem fichas. Na sexta-feira, a SMS vai disponibilizar as doses remanescentes da semana.
Escolas - locais para vacinação
Emef Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas)
Emef Núcleo Habitacional Dunas - rua Três, 470 (Areal)
Emef Francisco Caruccio - avenida Leopoldo Brod, 370 (Três Vendas)
Emef Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal)
Colégio Municipal Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro)
Emef Alcides Mendonça - rua Padre Diogo Feijó, 213 (Fragata)
Emef Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)
Mais de 21 mil vacinados em Pelotas
Segundo o Departamento de Informática do SUS (Formsus), até o levantamento do último domingo, 21.636 pessoas já haviam sido vacinadas contra o coronavírus em Pelotas. São:
13.203 - profissionais de saúde;
6.005 - idosos acima de 80 anos;
985 - moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs);
23 - indígenas;
50 - deficientes;
A segunda dose foi aplicada em 1.370 pessoas, entre as quais 880 em profissionais da saúde, 473 em idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) e em 17 indígenas.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.