
Vacinação: segunda dose chega para mais 2.371 pessoas
A vacinação por faixa etária, para segunda dose, em Pelotas, teve continuidade nesta quarta-feira (6). 2.371 cidadãos foram vacinados nas ações que ocorreram no Centro de Eventos, onde compareceram 934 pessoas com 40 anos ou mais, que iniciaram o processo com a AstraZeneca no dia 6 de julho; e nos bairros, onde 1.437 pessoas de 41 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 6 de julho, completaram o esquema vacinal.
Fotos: Michel Corvello
Proteção passada de filha para mãe
A segunda dose recebida pela Naira Jardim, de 53 anos, foi aplicada por uma pessoa muito especial. A filha dela, Evelise Rackow, que é voluntária nas ações de vacinação, foi a responsável por imunizar a mãe, que estava acompanhada do marido e do neto. “Estou muito feliz em receber essa segunda dose, principalmente porque ela vem pelas mãos da minha filha”, destacou Naira, emocionada.

Foto: Michel Corvello
“Foi tudo muito rápido, os profissionais foram muito receptivos. Não tenho do que reclamar, só agradecer”, frisou Cássio Alves, de 41 anos.

Foto: Michel Corvello
Dose de reforço
Nesta quarta-feira, também ocorreu nova ação destinada à aplicação da terceira dose ou dose de reforço, destinada às pessoas vivendo com HIV/Aids, que são atendidas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ao total, 161 pessoas receberam o complemento no local. Esse público havia recebido a segunda dose ou dose única há 28 dias ou mais.
Semana terá mais ações de vacinação
Na quinta-feira (7), o público com 39 anos ou mais, que recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 7 de julho, e todos aqueles que têm 40 anos, e iniciaram o processo de imunização com a AstraZeneca do dia 7 de julho, poderão receber a segunda dose, conforme o calendário da Prefeitura.
Confira o cronograma para segunda dose
Drive-thru – Centro de Eventos, das 9h às 17h
- Quinta-feira (7) - 2ª dose para pessoas com 39 anos, que receberam a 1ª dose da Pfizer no dia 7 de julho;
- Sexta-feira (8) - 2ª dose para pessoas com 38 anos, que receberam a 1ª dose da Pfizer no dia 8 de julho; e,
- Sábado (9) - 2ª dose para pessoas com 37 anos, que receberam a 1ª dose da Pfizer no dia 9 de julho.
Bairros – das 10h às 15h*
- Quinta-feira (7) - 2ª dose para pessoas de 40 anos, que receberam a 1ª dose da AstraZeneca do dia 7 de julho; e,
- Sexta-feira (8) - 2ª dose para pessoas de 39 anos, que receberam a 1ª dose da AstraZeneca no dia 8 de julho.
*A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não haverá ação de segunda dose para pessoas de 37 e 38 anos nos bairros, pois a primeira dose foi feita com o imunizante de dose única.
Pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- Colégio Pelotense – auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
- Faculdade Anhanguera – avenida Fernando Osório, 2.301 – Três Vendas
- Paróquia São José – avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata
Documentação necessária
Para a 2ª dose:
- Carteira de Vacinação para comprovar a 1ª dose;
- Comprovante de residência; e
- Documento de identidade.
O que a SMS recomenda
A SMS esclarece que, como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia, sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outra do calendário.
Vale lembrar que segue valendo a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.