
Ação alusiva ao Maio Amarelo marca a sexta-feira
Nesta sexta-feira (21), realizou-se mais uma ação relativa ao Maio Amarelo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), promoveu, em parceria com outras instituições, um esquete teatral a fim de conscientizar pedestres e condutores acerca da necessidade de resguardar a segurança viária e a redução de acidentes no trânsito. O ato ocorreu das 14 às 17h, nos semáforos localizados em frente ao Shopping Pelotas, na rótula entre as avenidas Ferreira Viana e São Francisco de Paula.
Quatro artistas do Movimento Artístico Literário de Valorização Teatral (Grupo Malv) encenaram, durante três horas, atos relacionados a acidentes que podem ocorrer devido a imprudências de motoristas e pedestres, a forma de não prender corretamente a fivela do capacete, e ao transporte de crianças sem o assento de segurança adequado, ou a beber e logo após dirigir.
Ações de conscientização foram realizadas em frente ao Shopping Pelotas nesta sexta-feira (21). Fotos: Michel Corvello
O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Flávio Al-Alam, destacou que as ações do Maio Amarelo estão sendo realizadas para que a comunidade entenda que os acidentes podem ser evitados, e para que as pessoas revejam e mudem seus comportamentos perante o trânsito.
O coordenador e diretor artístico do Grupo Malv, Miguel D'ávila, disse que a ideia da dramatização surgiu em conversa com os representantes da Prefeitura e com apoiadores do ato, que teve o intuito de impactar quem passava pelo local no momento da reprodução das cenas.
A atividade de conscientização teve o apoio e colaboração do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Rio Grande do Sul (SINPRF/RS) e do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). Outras dinâmicas relativas ao Maio Amarelo ocorrem, de maneira remota, até o dia 31 de maio.
O que é o Maio Amarelo?
O Maio Amarelo é um movimento nacional que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de vítimas da violência no trânsito. É um momento que oportuniza a discussão de questões voltadas ao respeito e à responsabilidade, quando os setores da área interagem com a sociedade, buscando uma mudança no comportamento dos condutores de veículos.