Vigilância Ambiental também alerta para outras doenças transmitidas por animais

Ações de combate ao Aedes Aegypti ocorrem nesta quinta-feira

Vigilância Ambiental também alerta para outras doenças transmitidas por animais
Por César Soares 27-12-2021 | 13:02:59
Tags: Aedes Aegypti, ações, Vigilância Ambiental, zoonoses, doenças

A exemplo do que ocorreu na semana passada, a Vigilância Ambiental estará com mais uma ação de orientação, na praia do Laranjal, nesta quinta-feira (30) para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A proposta é ampliar as dicas de prevenção contra à Dengue e às demais doenças provocadas pelo inseto como a Zika, Chikungunya e a Febre Amarela. Além disso, também serão repassadas informações sobre os cuidados a serem tomados para evitar outras zoonoses. O ponto das atividades estará instalado em uma tenda ao lado da Casa de praia da prefeitura e do Sesc, na orla, das 8h às 17h.

Equipe de orientação. Fotos: divulgação Vigilância Ambiental.

Durante as ações, a gentes da vigilância vão distribuir material informativos, sobre os procedimentos mais adequados para evitar a proliferação do Aedes. Segundo a chefe de departamento da Vigilância Ambiental, Isabel Madrid, o foco está sendo direcionado à Dengue e ao combate ao mosquito. "Concentramos a nossa atenção na Dengue, considerando que ano passado tivemos o primeiro caso autóctone [de Pelotas] da doença no município, o que exige um maior monitoramento. Além de ser um dos períodos mais críticos onde os focos podem aumentar", destacou.

Foto: divulgação Vigilância Ambiental.

Ainda conforme Isabel, a movimentação e a atividade das fêmeas do aedes costumam ocorrer ao entardecer. A recomendação é a de sempre manter um maior cuidado neste horário: com hábitos de fechar a casa, usar repelentes ou telas nas portas e janelas. Essas duas ações no Laranjal estão servindo de avaliação da demanda para outras medidas futuras que serão realizadas ao longo da temporada de verão. 

Outras Zoonoses

Orientações e dicas sobre outras zoonoses também serão repassadas como raiva, esporotricose, brucelose, leptospirose, Leishmaniose, dentre outras, além de posse responsável e manejo com animais sinantrópicos – animais que se adaptaram à convivência com o ser humano independente da nossa vontade: como pombos, ratos, baratas, morcegos, etc.  

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de animais para as pessoas por meio de bactérias, fungos, parasitas ou vírus.

Notícias Relacionadas

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Farmácia do SAE volta a atender segunda-feira

Farmácia do SAE volta a atender segunda-feira

Atendimentos no CTA iniciam-se mais tarde nesta quinta-feira

Atendimentos no CTA iniciam-se mais tarde nesta quinta-feira

Prefeitura intensifica vacinação em Pelotas

Prefeitura intensifica vacinação em Pelotas