ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

ACT capacita mais 146 pais e cuidadores

Iniciativa do eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz busca facilitar a relação entre cuidadores e crianças, estimulando o desenvolvimento saudável na primeira infância

Por César Soares 05-07-2023 | 19:01:46

Fotos: Gustavo Vara

O programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública do Município que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, realizou mais uma formação na manhã desta quarta-feira (5). A prefeita Paula Mascarenhas, secretários municipais e desenvolvedores do programa entregaram os certificados aos 146 formandos, que concluíram a capacitação, dentre pais, cuidadores e responsáveis pelas crianças.

Diante do auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto lotado, a chefe do Executivo ressaltou a relevância do ACT para administração municipal, que tem como foco o desenvolvimento pleno da primeira infância, priorizando, nesta segunda metade de governo, o cuidado com as crianças. "Quando o ACT surgiu, buscávamos, basicamente, a prevenção da violência, mas uma cidade de paz não significa só a polícia na rua e, sim, uma cidade em que todos trabalham por isso, visando às futuras gerações. Por isso, tínhamos que envolver as famílias e, principalmente, as crianças, porque uma criança que nasce e cresce em um ambiente violento não tem como não ser um adulto violento. O ACT veio, também, para mostrar que uma criança tem que ter o direito de falar, de gritar, de chorar, porque isso faz parte da infância - elas não pequenos adultos. Precisamos entender que isso é liberdade, a forma de descobrir e se arriscar na vida, obviamente, compreendendo que há limites e que tudo depende de muito amor", concluiu Paula.

A coordenadora do programa, Alicéia Ceciliano, agradeceu os facilitadores que atuam em cada escola e centros de referência, parabenizou os pais, enaltecendo as mudanças proporcionadas pelas capacitações às famílias. "Em cada sessão, falamos dos sentimentos, sonhos, consequências psicológicas e físicas da violência na infância. Essa é uma formatura especial, diferenciada porque, desta vez, tivemos além de vários casais e responsáveis. É a primeira turma envolvendo famílias acolhedoras de Pelotas e famílias indicadas pela Promotoria para a reintegração dos laços familiares. Isso é muito significativo para todos nós", destacou.

Observação de quem se capacitou no ACT

Para a autônoma Thais Nalério, cujo filho de quatro anos é autista e que recebeu o certificado do ACT, as instruções trouxeram novas formas de compreender o desenvolvimento infantil. "Foi muito proveitoso, porque reaprendemos a agir diante de situações novas e comportamentos dos filhos, compartilhamos muitas experiências e percebemos que muitos pais enfrentam as mesmas angústias e preocupações. Também conseguimos identificar os pontos mais difíceis e adotar novas estratégias, evitando conflitos e buscando a conversa, a harmonia" detalhou Thais, bastante satisfeita e recomendando que todos os pais participem do ACT.

Panorama e o que é o ACT

O programa ACT- Criando Crianças em Ambientes Seguros foi implementado em Pelotas em 2018. No ano seguinte, a cidade foi pioneira, no mundo, ao tornar a metodologia socioemocional uma política pública municipal, executada por meio de sessões e reuniões, por uma decisão do governo em aplicá-la como instrumento de prevenção à criminalidade nas escolas municipais. Com a colaboração da Associação Americana de Psicologia (AAP), o Município levou o programa para Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (Emeis e Emefs) e, também, a Centros de Referência e Assistência Social (Cras)

O grande propósito do ACT é instruir pais ou responsáveis, contribuindo para o relacionamento saudável com as crianças, enaltecendo a importância da disciplina positiva dos bons exemplos - práticas que refletirão na vida adulta das crianças.

O ACT em Pelotas completa cinco anos em 2023, com mais de 500 famílias capacitadas para melhor acompanhar o desenvolvimento das crianças. Esta foi a oitava turma de formação com 146 cuidadores. Atualmente, conta com 50 facilitadores (aplicadores, condutores das sessões) egressos de capacitações específicas realizadas pelo programa.

ACT, formatura, capacitação, Assistência Social, crianças, pais