Alimentos arrecadados começam a ser distribuídos a instituições
A Secretaria Defesa Civil (SDC) começou a distribuição dos alimentos recebidos na campanha promovida com a parceria do Mirage Circus, que trocou um desconto no valor do ingresso por alimentos não-perecíveis, em novembro. Na manhã dessa quarta-feira (17), o secretário Milton Martins entregou 300 quilos de alimentos variados ao Asilo de Mendigos de Pelotas, e nesta quinta-feira (18), será a vez da Sociedade Pelotense Auxílio Necessitados (Span) e da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).
A secretária de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, explica que as instituições beneficiadas foram selecionadas por critérios de acesso à população em situação de vulnerabilidade social, e reconhecimento do trabalho pela SAS e conselhos municipais de Segurança Alimentar (Comsea) e de Assistência Social (CMas), como a Span, a Aapecan, o Asilo de Mendigos, e a Cáritas. Algumas dessas instituições utilizam os alimentos nas refeições oferecidas, outras fazem a distribuição a famílias ou pontos populares. Uma parte dos alimentos também foi destinada aos abrigos e serviços da SAS, e haverá uma reserva para eventuais emergências atendidas pela Defesa Civil.
Imagem - Divulgação SDC
Martins, diz que sabe que pode contar com a solidariedade da população pelotense em momentos de necessidade e que, graças a essa campanha, muitas pessoas passarão um Natal mais feliz.
Alimentos vencidos
Foram arrecadadas mais de 11 toneladas de alimentos e, desses, mais de 300 quilos estavam fora da validade e, portanto, inadequados para o consumo humano, e precisaram ser descartados. Isso reforça a necessidade de as pessoas que fazem qualquer tipo de doação, como de alimentos e agasalhos, avaliarem a qualidade do que vão entregar, se outras pessoas poderão utilizá-los, e só então fazê-lo.