Alunas de Santo Ângelo mostram maquete do Museu da Baronesa
Uma maquete em escala real do Museu da Baronesa, confeccionada por estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar (BM) – Santo Ângelo/RS, foi apresentada e entregue em doação ao Museu, na manhã desta segunda-feira (16). A recepção dos alunos, acompanhados da coordenadora pedagógica Valesca Falcão Sortéia, do major Humberto Lucca e do tenente Aramis Backof, ficou a cargo da diretora da instituição de memória e patrimônio, Fabiane Rodrigues Moraes.
A réplica do museu de Pelotas, conforme relato das aprendizes, começou pelas aulas de matemática e acabou interdisciplinar, com a introdução da história e geografia, o relatório final exposto em inglês e espanhol, e a redação de textos em português.
Estela Oliveira, Isabel Viana, Julia Sisheski e Morgana Cordeiro estão no 3º ano, da unidade de Santo Ângelo, do Colégio Tiradentes da BM – Fotos: Janine Tomberg
A turma construiu a miniatura de forma realista, com MDF, e aplicou a tinta na mesma tonalidade da cor do prédio, trabalhando os detalhes da janela em papelão-moldura em EVA, além de reproduzir os vidros em acetato. Para o molde dos vitrais, utilizaram caneta permanente; na estrutura do telhado, aplicaram papelão; e, nas telhas, usaram papel do tipo "paraná", lançando mão de duas cores para dar efeito de sobreposição.
Fidelidade ao original
Na recriação do Museu da Baronesa, houve as preocupações de empregar detalhes fiéis ao original e de guiar-se pela planta baixa do casarão. A fim de obter cópia fidedigna dos jardins e do poço, fotos e até mesmo imagens do google maps orientaram as autoras da maquete.
Realizaram o trabalho minucioso as alunas do 3º ano, Estela Oliveira, Isabel Viana, Julia Sisheski e Morgana Cordeiro, que tiveram as professoras Paula Cristina Luft e Andressa Domanki como responsáveis pelo desenvolvimento de todos os passos da confecção da obra.
Após a explanação, a equipe e toda a comitiva do Colégio fez uma visita guiada pelo Museu, onde conheceram a história dos moradores, costumes da época e os objetos expostos.
Confira as fotos da reportagem neste link do flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta

Secretária de Cultura participa do Encontro da Rede Urban95 em Fortaleza

Projeto de maquetes reproduz peças ornamentais furtadas da Casa Seis