
Aplicativo agiliza atendimento em urgências e emergências
O aplicativo “Chamar 192” já está disponível aos interessados que querem estar preparados para qualquer situação de urgência ou emergência. O objetivo é dar mais rapidez ao atendimento nas centrais de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está disponível em todo o país.
Imagens: Divulgação do aplicativo na Play Store
Após a instalação do aplicativo, o usuário cadastra seus dados básicos e isso agiliza o atendimento no momento de necessidade. Além disso, o aplicativo conta com GPS, para indicar ao Samu a localização do solicitante. O usuário não precisa informar seus dados novamente, pois o atendente pode acessá-los no cadastro, além de ter as informações mais precisas da localização, pois quem liga nem sempre consegue informar o endereço exato, por não ter certeza de onde está ou por estar nervoso.
A coordenadora do Samu da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sabrina Lima, diz que “o aplicativo é bastante útil, pois os dados cadastrados e a ligação entram no mesmo instante em que o telefonista recebe o chamado. Com isso, o atendimento fica mais ágil”.
No aplicativo também podem ser encontrados exemplos de situações em que o Samu deve, ou não, ser chamado. Entre as situações em que deve ser chamado está: ocorrência de problemas cardio-respiratórios, envenenamento, queimaduras graves, maus-tratos, trabalho de parto em que exista risco de morte para a mãe ou para o bebê, tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito súbitas, acidentes com vítimas, afogamentos, choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, suspeita de AVC ou infarto, agressão com armas de fogo ou armas brancas, desabamentos e convulsões.
Entre as situações em que o Samu não deve ser chamado estão: febre, dores crônicas, vômito e diarreia, deslocamento de pacientes, trocas de sonda, cortes com pouco sangramento, entorses e cólicas renais. Ou seja, o Samu deve ser chamado em situações de urgência e emergência, onde existe risco de morte aos envolvidos. Em outras situações os usuários devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal.
O aplicativo pode ser baixado diretamente pela loja de aplicativos dos celulares e outras informações podem ser encontradas no site da empresa True, que desenvolveu o aplicativo.