
Arte para Esperança leva atrações no drive desta quinta e sexta
Nesta quinta e sexta-feira (30 e 1°), quem se dirigir ao drive-thru de vacinação, no Centro de Eventos, poderá acompanhar as apresentações de artistas que foram selecionados pelo edital do projeto Arte para Esperança, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Na quinta-feira, a partir das 8h, haverá música ao vivo com a cantora Liddia e na sequência, Pagode do Bruninho. Na sexta, às 8h, Xtrings Duo e, logo após, Raiz do Samba.
30/09 - QUINTA-FEIRA
8h – Liddia
Nascida e criada em Pelotas, Liddia começou o processo de construção das suas letras aos 16 anos, tendo como maior influência rap old school, mas a descoberta e a admiração pelas viradas do trap foi o que a trouxe à cena da música, à formação de um selo e de uma banca na cidade onde mora. Atualmente se encontra em carreira solo, porém, está sempre aberta a novas parcerias e hoje grava com artistas de todo o Brasil. Rimas contundentes e discursos diretos caracterizam seu flow, carregado de empoderamento feminino e LGBTQIA+ nos beats em que escreve.
9h - Pagode do Bruninho
Como o próprio nome diz, é um projeto com influências do pagode e do samba, que surgiu quando Bruninho reuniu músicos que acreditavam na linha de trabalho dele. A banda teve sua formação composta por diversas pessoas no início, mas quando firmou um coletivo que se alinhou com a proposta, ele promoveu a festa de aniversário do grupo, em setembro de 2019. Com a participação de vários cantores locais aconteceu o 1º b-day do Pagode do Bruninho. A apresentação que será realizada no projeto Arte para Esperança é "Bruninho e banda no Drive-In", com referências de pagode, samba e MPB.
01/10 SEXTA-FEIRA
8h - Xtrings Duo
O duo de violino e violão, intitulado Xtrings, surgiu em maio de 2018 com o intuito de levar a música aos hospitais, lares de idosos e eventos. Atualmente, a dupla é formada pelos músicos Tiago Marques, no violão, e Ítalo Guerreiro, no violino.
Eles se destacam pela sonoridade acústica, em formato “pocket”, que transita nos mais variados gêneros musicais, desde hits dos anos 80 e 90 às músicas atuais, sendo o repertório americano e também de música brasileira. Possuem algumas músicas disponíveis em plataformas de streaming e atualmente trabalham em composições autorais para a gravação de um EP.
9h - Raiz do Samba
O Grupo Raiz do Samba nasceu em 2015, como fruto de esmerada pesquisa do samba de raiz das diversas regiões do Brasil, tais como: samba canção, choro, samba de roda, ijexá, carnaval, pagode e outros. O figurino remete à era de ouro da música brasileira, e tem sonoridade acústica de piano, violão, cavaco, e percussão. O grupo teve intensa atuação no cenário boêmio de Pelotas e região, caindo rapidamente no gosto popular de diversas gerações. O espetáculo do grupo Raiz do Samba propõe uma viagem no tempo ao resgatar um repertório rebuscado, altamente refinado, de compositores de todos os cantos do Brasil, como: Lupicínio Rodrigues, Adoniran Barbosa, Jacob do Bandolim, Clementina de Jesus e outros. O nome do show que será apresentado no projeto Arte para Esperança é "Diz que Fui por Aí".
O projeto
Elaborado pela Prefeitura de Pelotas, o Arte para Esperança visa proporcionar momentos de esperança e engajamento às medidas de proteção à saúde e à vacinação, durante o drive-thru. Além disso, busca fomentar a produção musical local, destacar e fortalecer iniciativas musicais, seus criadores, assim como promover a fruição de diversificada programação, além de investir em ações afirmativas e culturais relevantes para o desenvolvimento humano e cultural no Município. O projeto prevê a realização de 52 apresentações musicais ao longo do ano.
Notícias Relacionadas

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado