O programa Maria da Penha vai à Escola tem como objetivo educar e prevenir as violências contra as mulheres

Atividade debate violência contra a mulher em escola municipal

O programa Maria da Penha vai à Escola tem como objetivo educar e prevenir as violências contra as mulheres
Por Rafaela Dutra 24-11-2022 | 14:31:37
Tags:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Helena Vargas Silveira, localizada no Sítio Floresta, recebeu, nesta quinta-feira (24), atividades do programa Maria da Penha vai à Escola, promovidas pela Prefeitura de Pelotas, integrando a programação da campanha mundial “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”. Participaram do evento alunos do 6º ao 9º ano. 

O objetivo do programa é prevenir e erradicar a violência contra a mulher, estabelecendo a cooperação das entidades parceiras da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Município de Pelotas. A diretora do Centro de Referência da Mulher da SAS, Paola Fernandes, explica que a ideia é familiarizar os alunos com o tema e as formas de combate. 

“A gente apresenta nossa cartilha, passa os contatos da Rede, mostra que há canais que eles podem ir ou indicar em casa, apresenta o Centro de Referência da Mulher e os caminhos para as denúncias", destaca. 

Foto: Michel Corvello 

Impressões

Eduarda Vieira, aluna do 9º ano, destaca a importância de os meninos participarem da atividade para não reproduzir as violências na escola. “Tem alguns guris que ficam batendo nas gurias, homens que batem em mulheres. Então, é importante que escutem como isso é errado”.

A coordenadora da Escola, Juliana Carvalho, considera a atividade fundamental para fomentar os debates e impedir a reprodução das violências dentro do ambiente escolar. “É importante a gente conhecer essa história para poder combater a violência”, diz. 

As ações dos “21 Dias” em Pelotas seguem pelas próximas semanas. 

Confira a programação

* Tour Maria da Penha

Segunda-feira (28) - Maria da Penha vai ao Bairro – Ação em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, leva informação às mulheres da comunidade sobre a prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Promovido pela SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher, e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Local: Cras São Gonçalo – rua Dona Darci Vargas, 212

Horário: 10h

* Workshop sobre Independência Financeira

Dia 1º de dezembro – Workshop com Letícia Matozo sobre independência financeira das mulheres como forma de retomada da sua autonomia para o rompimento do ciclo da violência. A promoção é da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Mulher, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sicredi.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 10h

* Dia do Laço Branco

Dia 6 – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres – ação de conscientização dos usuários, nos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS), com distribuição de material informativo e um laço branco, que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra o calendário da Campanha dos 21 Dias. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

* Atividade Mulherio

Dia 7 – Tecendo redes de resistência e cuidado – momento dedicado às servidoras do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, cuidando de quem cuida. 

* Workshop com a escritora Clara Corleone, sobre violência de Gênero

Dia 9 – com a escritora e atriz Clara Corleone, autora dos livros “O homem infelizmente tem que acabar”, “Porque era ela, porque era eu” e “Predadores”, lançado em outubro. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 18h

* Dia 10 – Sábado das Gurias

9h – Dignidade Menstrual - Atividades de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres e meninas, junto de material informativo sobre prevenção e combate à violência de gênero

10h – Aula de Defesa Pessoal para mulheres - ministrada pela equipe do Centro de Treinamento das Artes Marciais (Cetam). O instrutor Felipe Netto dará a aula na modalidade Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal

11h – Música pra Elas – Apresentação artística, para celebrar as mulheres

Local: Mercado Central de Pelotas

Notícias Relacionadas

Prefeitura promove Campanha do Agasalho em resposta ao frio extremo

Prefeitura promove Campanha do Agasalho em resposta ao frio extremo

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

SME encerra Curso de Formação em Gestão

SME encerra Curso de Formação em Gestão