ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Atividade debate violência contra a mulher em escola municipal

O programa Maria da Penha vai à Escola tem como objetivo educar e prevenir as violências contra as mulheres

Por Rafaela Dutra 24-11-2022 | 14:31:37

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Helena Vargas Silveira, localizada no Sítio Floresta, recebeu, nesta quinta-feira (24), atividades do programa Maria da Penha vai à Escola, promovidas pela Prefeitura de Pelotas, integrando a programação da campanha mundial “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”. Participaram do evento alunos do 6º ao 9º ano. 

O objetivo do programa é prevenir e erradicar a violência contra a mulher, estabelecendo a cooperação das entidades parceiras da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Município de Pelotas. A diretora do Centro de Referência da Mulher da SAS, Paola Fernandes, explica que a ideia é familiarizar os alunos com o tema e as formas de combate. 

“A gente apresenta nossa cartilha, passa os contatos da Rede, mostra que há canais que eles podem ir ou indicar em casa, apresenta o Centro de Referência da Mulher e os caminhos para as denúncias", destaca. 

Foto: Michel Corvello 

Impressões

Eduarda Vieira, aluna do 9º ano, destaca a importância de os meninos participarem da atividade para não reproduzir as violências na escola. “Tem alguns guris que ficam batendo nas gurias, homens que batem em mulheres. Então, é importante que escutem como isso é errado”.

A coordenadora da Escola, Juliana Carvalho, considera a atividade fundamental para fomentar os debates e impedir a reprodução das violências dentro do ambiente escolar. “É importante a gente conhecer essa história para poder combater a violência”, diz. 

As ações dos “21 Dias” em Pelotas seguem pelas próximas semanas. 

Confira a programação

* Tour Maria da Penha

Segunda-feira (28) - Maria da Penha vai ao Bairro – Ação em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, leva informação às mulheres da comunidade sobre a prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Promovido pela SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher, e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Local: Cras São Gonçalo – rua Dona Darci Vargas, 212

Horário: 10h

* Workshop sobre Independência Financeira

Dia 1º de dezembro – Workshop com Letícia Matozo sobre independência financeira das mulheres como forma de retomada da sua autonomia para o rompimento do ciclo da violência. A promoção é da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Mulher, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sicredi.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 10h

* Dia do Laço Branco

Dia 6 – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres – ação de conscientização dos usuários, nos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS), com distribuição de material informativo e um laço branco, que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra o calendário da Campanha dos 21 Dias. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

* Atividade Mulherio

Dia 7 – Tecendo redes de resistência e cuidado – momento dedicado às servidoras do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, cuidando de quem cuida. 

* Workshop com a escritora Clara Corleone, sobre violência de Gênero

Dia 9 – com a escritora e atriz Clara Corleone, autora dos livros “O homem infelizmente tem que acabar”, “Porque era ela, porque era eu” e “Predadores”, lançado em outubro. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 18h

* Dia 10 – Sábado das Gurias

9h – Dignidade Menstrual - Atividades de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres e meninas, junto de material informativo sobre prevenção e combate à violência de gênero

10h – Aula de Defesa Pessoal para mulheres - ministrada pela equipe do Centro de Treinamento das Artes Marciais (Cetam). O instrutor Felipe Netto dará a aula na modalidade Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal

11h – Música pra Elas – Apresentação artística, para celebrar as mulheres

Local: Mercado Central de Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%