
Baile da melhor idade agita praça Coronel Pedro Osório
Mais uma edição do projeto ‘Bailinho na Praça’ movimentou a tarde desta sexta-feira (7), na praça Coronel Pedro Osório, evento que reuniu grupos de idosos e serviços voltados a essa população. Quase 150 pessoas participaram da segunda edição, dançando ao som do Grupo da Melhor Idade Rancho Novo. O Encontro foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a ONG Gesto.
Bailinho na Praça reuniu grupos de idosos da cidade - Fotos: Michel Corvello
Os participantes foram recebidos pelo secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, que deu as boas-vindas e fez questão de dançar com uma das soberanas, após desfile em que apresentaram seus grupos.
“Achei maravilhoso. Há quase 15 anos participo do grupo e ele me faz muito bem. É uma oportunidade de conhecer gente nova e dançar, algo que gosto muito”, disse a aposentada Maria Candida Oliveira, 71 anos, rainha do Grupo de Idosos Travessia.
Participantes dançaram e aproveitaram a tarde - Fotos: Michel Corvello
Segundo a coordenadora do setor de Apoio à Pessoa com Deficiência e ao Idoso da SAS, Brandina Oliveira, incentivar as pessoas com 60 anos ou mais a sair de casa, para que confraternizem e se divirtam, é uma das formas de prevenir o isolamento, a exclusão social e a depressão. “Aqui eles se divertem, conhecem pessoas e os serviços oferecidos pela Secretaria”, afirma. Cerca de 10 grupos participaram do Bailinho.
Bailinho integra grupos e serviços voltados aos idosos de Pelotas
A coordenadora de dois deles, a assistente social Sandra Correa, parabenizou a iniciativa e destacou a importância dos grupos para a comunidade idosa. “Eles gostam. É uma chance de sair de casa e viver de forma plena, mesmo com o avanço da idade”. Sandra coordena os grupos Amigos para Sempre e Amigos de Fé, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, que existem há 8 e 4 anos, respectivamente.
Apoio
Durante o encontro, a ervateira Laço do Mate – uma das apoiadoras do evento - garantiu o chimarrão, fornecendo água quente e erva-mate. Também foram parceiros do Bailinho a Associação da Terceira Idade de Pelotas; Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Três Vendas, Areal, Fragata e São Gonçalo; COP; Grupos de Convivência: Melhor Idade Brilho do Sol, C3, da UCPel; Travessia; Amigos para Sempre; Amigos de Fé; Amigos do Laranjal; Lar Espírita Assistencial Irmão Fabiano de Cristo; Associação Italiana; Amigos de Elizete (Jardim América); Unidos Venceremos (Fragata), tudo com apoio das secretarias de Cultura (Secult) e de Segurança Pública (SSP). A assessora de Relações Institucionais e Projetos Estratégicos da Prefeitura, Clotilde Victória, também prestigiou a ação.