Atividade tem o objetivo de fortalecer os vínculos entre pessoas com 60 anos ou mais

Baile da melhor idade agita praça Coronel Pedro Osório

Atividade tem o objetivo de fortalecer os vínculos entre pessoas com 60 anos ou mais
Por Autor desconhecido 07-06-2019 | 16:17:13
Tags: saúde mental, idoso, assistência social, melhor idade, sas, bailinho

Mais uma edição do projeto ‘Bailinho na Praça’ movimentou a tarde desta sexta-feira (7), na praça Coronel Pedro Osório, evento que reuniu grupos de idosos e serviços voltados a essa população. Quase 150 pessoas participaram da segunda edição, dançando ao som do Grupo da Melhor Idade Rancho Novo. O Encontro foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a ONG Gesto

Bailinho na Praça reuniu grupos de idosos da cidade - Fotos: Michel Corvello

Os participantes foram recebidos pelo secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, que deu as boas-vindas e fez questão de dançar com uma das soberanas, após desfile em que apresentaram seus grupos. 

“Achei maravilhoso. Há quase 15 anos participo do grupo e ele me faz muito bem. É uma oportunidade de conhecer gente nova e dançar, algo que gosto muito”, disse a aposentada Maria Candida Oliveira, 71 anos, rainha do Grupo de Idosos Travessia.  

Participantes dançaram e aproveitaram a tarde - Fotos: Michel Corvello

Segundo a coordenadora do setor de Apoio à Pessoa com Deficiência e ao Idoso da SAS, Brandina Oliveira, incentivar as pessoas com 60 anos ou mais a sair de casa, para que confraternizem e se divirtam, é uma das formas de prevenir o isolamento, a exclusão social e a depressão. “Aqui eles se divertem, conhecem pessoas e os serviços oferecidos pela Secretaria”, afirma. Cerca de 10 grupos participaram do Bailinho.

Bailinho integra grupos e serviços voltados aos idosos de Pelotas

A coordenadora de dois deles, a assistente social Sandra Correa, parabenizou a iniciativa e destacou a importância dos grupos para a comunidade idosa. “Eles gostam. É uma chance de sair de casa e viver de forma plena, mesmo com o avanço da idade”. Sandra coordena os grupos Amigos para Sempre e Amigos de Fé, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, que existem há 8 e 4 anos, respectivamente.  

Apoio

Durante o encontro, a ervateira Laço do Mate – uma das apoiadoras do evento - garantiu o chimarrão, fornecendo água quente e erva-mate. Também foram parceiros do Bailinho a Associação da Terceira Idade de Pelotas; Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Três Vendas, Areal, Fragata e São Gonçalo; COP; Grupos de Convivência: Melhor Idade Brilho do Sol, C3, da UCPel; Travessia; Amigos para Sempre; Amigos de Fé; Amigos do Laranjal; Lar Espírita Assistencial Irmão Fabiano de Cristo; Associação Italiana; Amigos de Elizete (Jardim América); Unidos Venceremos (Fragata), tudo com apoio das secretarias de Cultura (Secult) e de Segurança Pública (SSP). A assessora de Relações Institucionais e Projetos Estratégicos da Prefeitura, Clotilde Victória, também prestigiou a ação.  

Notícias Relacionadas

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

O afeto tomou conta da Fenadoce com o Família Acolhedora

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Família Acolhedora estará em foco na Fenadoce

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será nesta terça-feira

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será nesta terça-feira