Xavabanda, Dona da Noite e Kibandaço foram os destaques da programação que começou durante o sábado (26) e invadiu a madrugada

Bandas sacodem a passarela na segunda noite de desfiles do Carnaval 2025

Xavabanda, Dona da Noite e Kibandaço foram os destaques da programação que começou durante o sábado (26) e invadiu a madrugada
Por Roberto Ribeiro 27-04-2025 | 16:46:13
Tags: Carnaval 2025 , Passarela do Samba , Folia

A noite dedicada às bandas carnavalescas entregou o que prometeu ao público que, se não lotou, foi em um número expressivo à passarela do samba para acompanhar a programação do Carnaval 2025 em Pelotas. Os destaques dos desfiles, prestigiados pelo prefeito Fernando Marroni, pela vice Daniela Brizolara e secretários municipais, foram a Xavabanda, Dona da Noite e Kibandaço. Outras quatro entidades completaram a agenda. O Carnaval de Passarela 2025 em Pelotas se encerra neste domingo (confira nesta matéria).

 Fotos: Volmer Perez (Secom)

A banda Edu Polvo abriu a noite homenageando um personagem que já merece a condição de histórico no carnaval pelotense, o ex-Rei Momo Márcio Goulart, cujo reinado durou 13 anos seguidos - de 2000 a 2012. A aposentadoria do posto parece não tê-lo afastado do espírito carnavalesco. Ele desfilou no chão, em frente ao carro abre-alas, sendo reconhecido pelo público que ainda chegava à passarela do samba para acompanhar o enredo Márcio Goulart - O rei momo do povo.

O Areal Fundos pediu passagem no desfile da Explosão, segunda banda carnavalesca a pisar na passarela montada na rua Conde de Porto Alegre, paralela ao cais do Porto. Entidade que nasceu da antiga escola de samba mirim Explosão do Futuro, a Banda homenageou a cultura cigana com 400 integrantes para apresentar o enredo Alma cigana: segredos, liberdade e dança. 

A cultura cigana foi recorrente este ano. Com um apelo popular herdado das arquibancadas do estádio Bento Freitas, onde foi concebida por carnavalescos ligados ao Grêmio Esportivo Brasil, a Xavabanda arrastou o público ao homenagear Terena - a princesa cigana. Personagem que já pertence ao folclore do município, Terena foi exaltada em um desfile que esteve perto da perfeição. Com mais de dois mil componentes e uma bateria com 200 ritmistas, a banda levantou o público nas arquibancadas. Puro Carnaval. 

Principal rival da Xavabanda no carnaval pelotense, a Dona da Noite não se intimidou. A banda do bairro Navegantes/Balsa foi até o México para apresentar um dos mais bem-sucedidos produtos audiovisuais já criados no ocidente, o personagem Chaves e, claro, sua turma. Todo elenco estava ali, caracterizado em uma comissão de frente acrobática e cênica, puxando um desfile com mais de três mil pessoas, com direito à ala plus size e a uma bateria que, com maestria, abusou de versatilidade e divisões rítmicas. 

Eram 3h36 quando a última integrante do trio de ferro das bandas do Carnaval de Pelotas abriu o seu desfile. Valeu a espera. Com muita garra, a Kibandaço começou a dizer a que vinha já na concentração, quando entoou a clássica Canto das Três Raças, imortalizada na voz de Clara Nunes. Boa pedida. A banda da rua Gonçalves Ledo, bairro Fragata, nem precisou se esforçar muito para ganhar o público que ainda se fazia presente em grande número e já estava extasiado com os dois desfiles anteriores. Com seu samba-enredo contagiante, bebeu na fonte das religiões de matriz africana para unir África e Nordeste sob o enredo Da África ao Nordeste, o Batuque que nos une.

A programação ainda se estendeu com os desfiles das bandas Leocádia e Entre a Cruz e a Espada, tradicional do bairro Fragata, cujo nome faz referência à sua localização, entre o cemitério ecumênico e o quartel do Exército. A fé da religião afro-brasileira deu o tom da apresentação da banda, com o enredo A malandragem da baixada fragatense, em que a entidade Zé Pilintra puxou o cordão. 

Fotos: Volmer Perez (Secom)

Última noite

A programação do carnaval de passarela termina neste domingo (27), com desfiles de escolas de samba mirins e do grupo especial. Confira:

17h - Banda Família (participação)

A partir das 18h (escola de samba mirins)

- Mocidade do Simões

- Águia de Ouro

- Super Pateta

- Ramirinho

A partir das 22h20 (escolas de samba do Grupo Especial)

- Unidos do Fragata

- Academia do Samba

- Império da Baixada

Notícias Relacionadas

Prazo de inscrição no Concurso para cortes do Carnaval 2026 termina quinta

Prazo de inscrição no Concurso para cortes do Carnaval 2026 termina quinta

Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026

Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026

Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama

Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama

Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026

Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026