ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Canteiro central da Duque de Caxias está com lote 3 concluído

Principal avenida do bairro Fragata, entrada e saída da cidade, terá o centro da via revitalizado entre as avenidas Presidente João Goulart e Cidade de Lisboa

Por Tânia Magalhães 07-05-2021 | 15:04:46

O canteiro central da avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, está com o lote 3, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, completamente revitalizado. Para registrar a conclusão das obras de requalificação e entregá-las, simbolicamente, ao uso da comunidade, a prefeita Paula Mascarenhas fez uma caminhada no local, nesta sexta-feira (7), aproveitando para conferir a qualidade do projeto executado.

"Desde o governo do prefeito Eduardo, a gente já tinha ideia de transformar esse espaço em um parque linear. Ele já é usado pelas pessoas como um parque e merecia uma qualificação. Consideramos o interesse dos comerciantes próximos com os bolsões de estacionamento e trouxemos uma área extremamente renovada para lazer das pessoas, das crianças, para ser aproveitado depois da pandemia. Estou muito satisfeita de ver o resultado", observou a chefe do Executivo.

Prefeita Paula entrega trecho de canteiro qualificado na Av. Duque de Caxias. Fotos: Gustavo Vara.

Quem mora no Fragata e utiliza aquele espaço dos canteiros da Duque tem aprovado as melhorias. A cabeleireira Terezinha Santos, que atua e reside próximo à avenida, destacou as melhorias. "Ficou muito bom. Estou gostando bastante. O pessoal está aproveitando a parte de exercícios e o estacionamento", avaliou.

A Duque de Caxias, uma das principais entradas e saídas da cidade, terá o canteiro central requalificado entre as avenidas Presidente João Goulart e Cidade de Lisboa. Para minimizar os impactos causados pelas obras à rotina da população, principalmente de moradores e de comerciantes estabelecidos ao longo da via, o projeto foi dividido em quatro lotes para execução. As intervenções iniciaram-se pelo lote 3, que acaba de ser finalizado.

Saiba o que mudou no lote 3

A requalificação do canteiro central da Duque é executada pela empresa MAC Engenharia, que realizou a revitalização viária da avenida, com obras de pavimentação asfáltica, meios-fios, drenagem, esgoto, duplicação de trecho, abrigos de ônibus e sinalização. A Prefeitura é a responsável pelo trabalho, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“A obra dos canteiros veio para complementar a requalificação da avenida, organizando e transformando o espaço em um parque linear no bairro Fragata. A execução do projeto só foi possível graças à engenharia financeira praticada pela Prefeitura, com economia de recursos em outras obras, reunindo saldo suficiente para empregar na área central da Duque de Caxias”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Para requalificar toda a extensão do canteiro central, o investimento total será de mais de R$ 3,9 milhões, com origem dos recursos no saldo do PAC Mobilidade Urbana. O lote 3 passou a contar com quatro bolsões de estacionamento asfaltados e sinalizados, proporcionando 269 vagas, além de quatro espaços próprios para carga e descarga.

A comunidade fragatense e de todas as áreas da cidade, além de visitantes, ganharam espaços para lazer, descanso, recreação e prática de exercícios físicos em duas academias ao ar livre. Gramado, iluminação de LED para garantir conforto e segurança à noite, playground, paisagismo, acessibilidade e mobiliário urbano também fazem parte do novo cenário.

Acompanharam a prefeita na caminha de entrega do trecho da avenida Duque de Caxias, nesta sexta, o vereador Anderson Garcia (PTB); e os secretários de Gestão e Planejamento, Roberto Ramalho, de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, além de representantes da empresa MAC Engenharia.

Obras, qualificação, paisagismo, canteiros, Av Duque de Caxias, Fragata