Capsi atende em novo endereço a partir de segunda-feira (15)
O Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) passa a acolher usuários em novo endereço a partir de segunda-feira (15), na rua Marechal Deodoro, 855, quase esquina Doutor Cassiano, centro de Pelotas. A nova unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (12). O atendimento será retomado normalmente a partir de segunda, das 8h às 18h, após duas semanas, desde a mudança para a nova sede. Neste período, no entanto, casos específicos não deixaram de ser atendidos pelos profissionais da unidade, como entrega de receitas ou alguma demanda do Conselho Tutelar.
Vista interna de uma das dependências da nova unidade do Capsi, na rua Marechal Deodoro, 855 que passa a funcionar normalmente a partir de segunda-feira (15) às 8h (Fotos: Divulgação: SMS)
O novo espaço alugado pela Prefeitura foi ambientado para se tornar um ambiente acolhedor para crianças e adolescentes, dos três aos 18 anos de idade. O Capsi atende também demandas vindas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do Conselho Tutelar, de escolas e de outros serviços da rede.
O acolhimento é sob livre demanda, no qual os usuários passam por avaliação para que a equipe possa indicar o atendimento mais adequado, como consulta médica com pediatras, grupos ou oficinas - ministrados por profissionais de diversas formações, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educadores sociais e educadores físicos. Os casos acompanhados no Capsi são, em geral, de transtornos mentais graves e persistentes na faixa etária compreendida (três aos 18 anos).
Segundo a equipe do Capsi, a unidade realiza em média três mil atendimentos ao mês, com 120 oficinas e grupos terapêuticos por semana e em torno de 150 por dia entre acolhimentos oficinas e atendimentos médicos.