Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas
A Carreta da Saúde permanece em Pelotas, no Largo de Portugal, junto à Estação Ferroviária, até o dia 20 de janeiro de 2026. O serviço instituído pelo Ministério da Saúde atende, por agendamento, as pacientes do SUS à espera de consultas e exames de mamografia e de ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal. A estadia no município foi estendida para absorver o contingente de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) de outros municípios, cujo atendimento teve início neste mês.
A diretora do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, reforça para que as pacientes agendadas confirmem presença na consulta. “É um serviço caro que o Ministério coloca à disposição das mulheres de Pelotas e região com um único e nobre objetivo: reduzir e acabar com as filas”, disse. “Portanto, se a consulta for marcada [via whatsapp], a paciente precisa vir”, completa. Vera lembra que além do atendimento, a paciente recebe um lanche, que costuma ser bolo ou pão, suco e uma fruta.
É a segunda vez que a Carreta estende sua permanência em Pelotas. A primeira foi anunciada no fim de novembro para atender mais pacientes do SUS que estão na fila para consultas e para os exames oferecidos pelo serviço, que dispõe de equipe completa para realizar o atendimento.
A Carreta, viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), integra o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. O serviço foi criado para ampliar o acesso a cuidados especializados, garantindo atendimento em vazios assistenciais, como locais de difícil acesso e com pouca estrutura de saúde. A marcação das consultas e o encaminhamento dos pacientes para o atendimento móvel ficam a cargo das secretarias de saúde dos estados e municípios onde o veículo está localizado.
Foto da capa: Volmer Perez/Secom