
Centro de Referência homenageia mulheres que lutam por outras
Começa, nesta terça-feira (5), uma série de homenagens a mulheres importantes no cenário de enfrentamento à violência contra a mulher em Pelotas. Roda de conversa será realizada, a partir das 10h, com a primeira homenageada, a professora aposentada e ativista Zely Franco, que dará nome à uma sala do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram), onde é realizado o primeiro atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Atividade trará diálogo acerca da violência contra mulher, visando a conscientização sobre o tema. Foto: Divulgação
Cada uma das salas receberá o nome de uma mulher considerada referência nessa luta, a exemplo do que já aconteceu com a denominação do Centro de Referência Professora Cláudia Pinho Hartleben e com o abrigo para mulheres vítimas de violência, Casa Luciéty, que receberam o nome de mulheres pelotenses vítimas de violência.
Agora, o foco será para quem trabalha, para que histórias como as de Cláudia e Luciéty não se repitam.
De acordo com a coordenadora do Cram, Eliane Bitencourt, é uma forma de eternizar o legado da professora. “Precisamos lembrar, valorizar e tomar como exemplo a luta de mulheres como a Zely e, sobretudo, entender que o que temos hoje é fruto desse ativismo que teve início há mais de 30 anos na nossa cidade e nos trouxe, entre outras conquistas, o espaço de atendimento psicossocial que é o Cram.
A atividade será na própria sede, na rua Marechal Deodoro, 1,628.