Programação conta com atividades até 14 de dezembro, sendo encerrada com a Parada da Diversidade

Cerimônia abre oficialmente a Semana da Diversidade em Pelotas

Programação conta com atividades até 14 de dezembro, sendo encerrada com a Parada da Diversidade
Por Andrine Teixeira Garcia 08-12-2025 | 17:38:33
Tags: Semana da Diversidade , Parada da Diversidade , Abertura oficial

Na tarde desta segunda-feira (08), foi aberta oficialmente a 24° edição da Semana da Diversidade em Pelotas. O cerimonial reuniu autoridades e a população no Paço Municipal para um momento de escuta, representatividade e apoio, sendo finalizado com uma foto oficial com a bandeira LGBTQIAPN+ estendida na escada do saguão da Prefeitura. Ainda durante a cerimônia, foi apresentado ao Executivo, o relatório da 3ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+ do município, no qual constam as demandas discutidas pela comunidade.

O presidente do Conselho LGBTQIAPN+ de Pelotas, Marcos Ronei Fernandes, foi responsável por apresentar as demandas discutidas por entidades do poder público, da sociedade civil organizada e da comunidade. "Nossa Parada da Diversidade irá completar 24 anos em 2025. Em nosso primeiro contato com o Marroni, em sua primeira gestão como prefeito, foi quando tivemos uma perspectiva de abertura dentro do Executivo para trazermos as nossas pautas”. Em sua fala, a representante da comissão organizadora da 24ª parada da diversidade, Paula Matos, agradeceu o apoio do poder público para a realização do evento. 

Para o prefeito Fernando Marroni, o Estado e o poder público têm a obrigação de proteger e garantir os direitos de toda a população. “Trabalhamos na emancipação daqueles que são escanteados e invisibilizados na sociedade. Me orgulho muito em estar aqui com vocês e viver em uma cidade em que possa comemorar a diversidade”, declarou. O chefe do Executivo ainda afirmou que irá olhar com muita atenção e cuidado para as reivindicações da comunidade, reafirmando o compromisso de um governo de reconstrução.

A vice-prefeita, Daniela Brizolara, destacou que o dia marca um dos momentos mais importantes da gestão, no qual foi possível participar da abertura oficial da Semana da Diversidade. “Essa programação, na qual todos podem participar, sanar dúvidas e entender o porquê dessa luta, é uma conquista. Sonho com uma comunidade em que tenhamos todos esses direitos assegurados”, disse. 

Para a secretária de Governo, Miriam Marroni, a Parada desencadeia uma série de reflexões sobre as políticas que se tem para a inclusão da comunidade. “Temos uma grande luta ainda para vencer. Precisamos pensar mais a respeito das diferenças, usar a ciência do comportamento para entender que é algo natural, é um direito a escolha de viver conforme sua natureza. Essa cidade precisa ser um exemplo, e é com essa disposição que a gente ocupa esse lugar, com participação e melhoria de políticas públicas”, afirmou. 

Autoridades e participantes da comunidade LGBTQIAPN+ participam da foto. Na última imagem Marcos Ronei cumprimenta o prefeito ao entregar o relatório de demandas. Imagens - Volmer Perez/Secom

A Semana da Diversidade é um evento consolidado no município, se tratando da segunda mais antiga do Estado. Pelotas reforça seu compromisso pela conscientização, direitos, visibilidade, inclusão e fortalecimento da comunidade. 

A programação da Semana da Diversidade está completa e conta com diversas atividades abertas ao público. No dia 14 de dezembro, para encerramento de atividades, ocorre a Rústica da Diversidade, com saída do Mercado Público às 7h, contendo provas de corrida de rua de 3km e 5km, com as inscrições abertas até esta sexta-feira (12), através do formulário. Das 14h às 21h, será realizada a 24ª Parada da Diversidade de Pelotas, com shows, performances e manifestações públicas de apoio à diversidade

LGBTQIAPN+.

O vereador Antonio Peixoto também estava presente e realizou um discurso em nome do Legislativo pelotense, no qual iniciou parabenizando o movimento pelo evento e afirmou sua preocupação para a criação de uma sociedade mais humana. “Sou um homem gay com muito orgulho. Mais que levantar bandeiras, precisamos nos impor, impor nosso direito de igualdade, de espaços de reconhecimento e de valorização”, compartilhou o parlamentar. 

Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Júnior, a secretária de Política para as Mulheres, Marielda Medeiros, e a de Recursos Humanos, Carla Cassais.

Notícias Relacionadas

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro

Prefeito oficializa recursos do PAC para drenagem no Areal Fundos

Prefeito oficializa recursos do PAC para drenagem no Areal Fundos

Pelotas tem 65 contratos do MCMV Reconstrução assinados

Pelotas tem 65 contratos do MCMV Reconstrução assinados

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres