Cerimônia abre oficialmente a Semana da Diversidade em Pelotas
Na tarde desta segunda-feira (08), foi aberta oficialmente a 24° edição da Semana da Diversidade em Pelotas. O cerimonial reuniu autoridades e a população no Paço Municipal para um momento de escuta, representatividade e apoio, sendo finalizado com uma foto oficial com a bandeira LGBTQIAPN+ estendida na escada do saguão da Prefeitura. Ainda durante a cerimônia, foi apresentado ao Executivo, o relatório da 3ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+ do município, no qual constam as demandas discutidas pela comunidade.
O presidente do Conselho LGBTQIAPN+ de Pelotas, Marcos Ronei Fernandes, foi responsável por apresentar as demandas discutidas por entidades do poder público, da sociedade civil organizada e da comunidade. "Nossa Parada da Diversidade irá completar 24 anos em 2025. Em nosso primeiro contato com o Marroni, em sua primeira gestão como prefeito, foi quando tivemos uma perspectiva de abertura dentro do Executivo para trazermos as nossas pautas”. Em sua fala, a representante da comissão organizadora da 24ª parada da diversidade, Paula Matos, agradeceu o apoio do poder público para a realização do evento.
Para o prefeito Fernando Marroni, o Estado e o poder público têm a obrigação de proteger e garantir os direitos de toda a população. “Trabalhamos na emancipação daqueles que são escanteados e invisibilizados na sociedade. Me orgulho muito em estar aqui com vocês e viver em uma cidade em que possa comemorar a diversidade”, declarou. O chefe do Executivo ainda afirmou que irá olhar com muita atenção e cuidado para as reivindicações da comunidade, reafirmando o compromisso de um governo de reconstrução.
A vice-prefeita, Daniela Brizolara, destacou que o dia marca um dos momentos mais importantes da gestão, no qual foi possível participar da abertura oficial da Semana da Diversidade. “Essa programação, na qual todos podem participar, sanar dúvidas e entender o porquê dessa luta, é uma conquista. Sonho com uma comunidade em que tenhamos todos esses direitos assegurados”, disse.
Para a secretária de Governo, Miriam Marroni, a Parada desencadeia uma série de reflexões sobre as políticas que se tem para a inclusão da comunidade. “Temos uma grande luta ainda para vencer. Precisamos pensar mais a respeito das diferenças, usar a ciência do comportamento para entender que é algo natural, é um direito a escolha de viver conforme sua natureza. Essa cidade precisa ser um exemplo, e é com essa disposição que a gente ocupa esse lugar, com participação e melhoria de políticas públicas”, afirmou.
Autoridades e participantes da comunidade LGBTQIAPN+ participam da foto. Na última imagem Marcos Ronei cumprimenta o prefeito ao entregar o relatório de demandas. Imagens - Volmer Perez/Secom
A Semana da Diversidade é um evento consolidado no município, se tratando da segunda mais antiga do Estado. Pelotas reforça seu compromisso pela conscientização, direitos, visibilidade, inclusão e fortalecimento da comunidade.
A programação da Semana da Diversidade está completa e conta com diversas atividades abertas ao público. No dia 14 de dezembro, para encerramento de atividades, ocorre a Rústica da Diversidade, com saída do Mercado Público às 7h, contendo provas de corrida de rua de 3km e 5km, com as inscrições abertas até esta sexta-feira (12), através do formulário. Das 14h às 21h, será realizada a 24ª Parada da Diversidade de Pelotas, com shows, performances e manifestações públicas de apoio à diversidade
LGBTQIAPN+.
O vereador Antonio Peixoto também estava presente e realizou um discurso em nome do Legislativo pelotense, no qual iniciou parabenizando o movimento pelo evento e afirmou sua preocupação para a criação de uma sociedade mais humana. “Sou um homem gay com muito orgulho. Mais que levantar bandeiras, precisamos nos impor, impor nosso direito de igualdade, de espaços de reconhecimento e de valorização”, compartilhou o parlamentar.
Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Júnior, a secretária de Política para as Mulheres, Marielda Medeiros, e a de Recursos Humanos, Carla Cassais.