
Chega a primeira remessa de sementes de milho pelo programa Troca-troca
Convênio entre o Município e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul possibilita a agricultores do interior de Pelotas o acesso ao programa Troca-troca de Sementes de Milho, com aquisição do insumo com preço subsidiado, cerca de 30% mais barato do que o valor praticado pelo mercado. A primeira remessa para a safra 2021/2022 já chegou a Pelotas e está disponível para retirada, até esta sexta-feira (13), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável pela participação local no processo.
Sementes só serão pagas depois da colheita - Fotos: Divulgação/SDR
O secretário Jair Seidel informa que, a partir de segunda-feira (16), as sementes podem ser retiradas, também, nas administrações distritais. A remessa que chegou à cidade, nesta semana, é de 243 sacos do insumo, que serão entregues a 118 agricultores familiares, inscritos no programa no primeiro semestre deste ano.
Seidel salienta que o pagamento das sementes está marcado para o mês de abril do ano que vem, depois da colheita. “O programa Troca-troca de Sementes de Milho é um processo que proporciona economia para o agricultor e disponibiliza o insumo de qualidade, em sacos de 20 quilos, ao preço unitário de R$ 129,60, com vistas a fomentar o cultivo.”
Cada inscrito no programa pode adquirir até quatro sacos de sementes de milho. Para fazer parte do Troca-troca de Sementes, o produtor comprovou fazer parte da categoria e preencher os requisitos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).