Em 48 horas, a média de precipitações chegou a 60 milímetros, enquanto a previsão para o normal do mês é de 119 milímetros

Chuva ultrapassa mais da metade do volume previsto para agosto

Em 48 horas, a média de precipitações chegou a 60 milímetros, enquanto a previsão para o normal do mês é de 119 milímetros
Por Tânia Magalhães 24-08-2021 | 12:42:41
Tags: chuva , média , volume , atendimento

O volume de chuvas registrado nas últimas 48 horas – até o meio-dia desta terça-feira (24) – ultrapassou mais da metade da previsão mensal. Choveu, em média, 60 milímetros, enquanto as tabelas pluviométricas indicam 119 milímetros para agosto em Pelotas. O Município está em alerta e aconselha a população a se proteger, evitando andar nas ruas, sempre que possível, e não procurar abrigo ou estacionar veículos embaixo de árvores ou fiação elétrica. 

Prefeitura recomenda que a população se proteja - Fotos: Michel Corvello

As secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Assistência Social (SAS), de Qualidade Ambiental (SQA), de Transporte e Trânsito (STT), mais o Sanep e a Defesa Civil mantêm plantão de 24 horas para atender a situações de emergências que possam surgir.

Os pluviômetros monitorados pelo Sanep, em diferentes pontos da cidade, acusaram o acumulado com os seguintes volumes: Centro – 60 milímetros, Barragem – 55 milímetros, Porto, pouco mais de 70 milímetros. Para fazer frente às intensas precipitações, a autarquia mantém o funcionamento, a pleno, das oito casas de bombas, com equipes de plantão para assegurar a vazão das águas conduzidas pelos canais. Até o meio-dia desta terça-feira, não havia registro de chamadas de emergência para o Departamento de Drenagem.

Pedido de ajuda

A Defesa Civil recebeu pedido de ajuda de uma família da Vila Castilhos. A queda de granizo, no fim de semana, provocou danos nas telhas da casa e foi cedida uma lona para cobrir o telhado. Não houve necessidade de remoção dos moradores e de seus pertences.

A Defesa Civil atende, ininterruptamente, pelo telefone 153. Esse contato está à disposição da população para ajuda em situações de urgência.

Assistência Social

O plantão de assistência social não recebeu, até o meio-dia desta terça-feira, pedido de ajuda da população em razão das chuvas. No entanto, a Secretaria está equipada com cobertas, roupas e outros itens, prontos para ser disponibilizados, caso seja necessário.

Equipes, retroescavadeiras e caçambas

A chuva formou áreas com alagamentos em algumas regiões da cidade. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura deslocou equipes, retroescavadeiras e caçambas para a Sanga Funda e Getúlio Vargas, onde o problema apresentou-se mais acentuado, para abertura de valetas e de travessias de drenagem. 

Em outras áreas, os alagamentos foram em locais pontuais e também recebem intervenções.

Qualidade Ambiental e Transporte e Trânsito

A SQA não registrou nenhuma ocorrência em razão das chuvas, como queda de árvores ou galhos. A STT informa que não houve necessidade de interdição de vias públicas devido a alagamentos. Ambas mantêm plantões.

Notícias Relacionadas

Pontal da Barra segue acessível

Pontal da Barra segue acessível

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher