Feiras presenciais valorizam o setor e estimulam crescimento de iniciativas que têm a renda como principal retorno

Cinco agroindústrias locais participam da 28ª Fenadoce

Feiras presenciais valorizam o setor e estimulam crescimento de iniciativas que têm a renda como principal retorno
Por Tânia Magalhães 06-06-2022 | 15:37:25
Tags: fenadoce , agricultura familiar , agroindústrias , artesanato

A volta da Feira Nacional do Doce, após dois anos sem ser realizada, devido à pandemia do coronavírus, movimenta os setores produtivos. O pavilhão da Agroindústria Familiar, nesta 28ª Fenadoce, oferece ao público, em 43 empreendimentos instalados, produtos para todos os gostos. Pelotas está presente com cinco agroindústrias: Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Monte Bonito (Coopamb), Crochemore Doces e Laticínios, Vinhos João Bento, Embutidos Triunfo e Sucos Quinta Martins, além de dois representantes do ramo de artesanato – Mattos e Kaingang.

“A participação de agroindústrias locais na Fenadoce, principalmente nesta edição, cujo significado é o retorno de oportunidades, é uma mostra consolidada dos resultados da política adotada pelo Poder Público para estimular, apoiar e intermediar a ampliação de frentes competitivas, visando à renda e à criação de postos de trabalho como retorno”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

A Emater e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) são organizadores da Agricultura Familiar na Fenadoce, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), incentivando as agroindústrias instaladas, assim como os empreendimentos – artesanato e produção de flores.

Saiba o ramo das participantes

Salames, sucos, vinhos, queijos, doces coloniais e outros estão à disposição do público - Fotos: Divulgação/SDR

- Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Monte Bonito (Coopamb) – comercialização de produtos hortifrutigranjeiros in natura, minimamente processados e, ainda, sucos e conservas. A agroindústria está localizada na Estrada Reservatório Sinnot, s/n, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas.

- Crochemore - Doces e Laticínios – produção de produtos de laticínios e de doces caseiros. 

- Embutidos Triunfo – produção de salames, linguiças e embutidos em geral. Agroindústria com sede na Colônia Triunfo, 4º distrito de Pelotas.

- Vinhos João Bento – fabricação de vinhos de mesa. Agroindústria localizada no 8º distrito de Pelotas, Rincão da Cruz.

- Sucos Quinta Martins – agroindústria de produção de sucos e geleias de frutas nativas. Sede na Cascatinha, Cascata, 5º distrito de Pelotas.

Representatividade

O secretário Jair Seidel salienta que o espaço para a Agricultura Familiar, nesta edição, conta com representantes de 24 municípios e 33 agroindústrias com estandes. “A participação municipal, regional e do Estado, numa feira do porte da Fenadoce, amplia a diversificação de produtos oferecidos, agradando os consumidores”, observa.

A Prefeitura, via plano de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, fomenta a implantação de agroindústrias dos mais variados ramos. “Incentivar a área de empreendimentos é uma das ações mais significativas da gestão, pois visa melhorar as condições e a qualidade de vida dos moradores da colônia, além de colaborar para a fixação das famílias no meio rural, principalmente os mais jovens”, pontua Seidel.

Notícias Relacionadas

Conab anuncia R$ 4 milhões para compra de pêssego de produtores gaúchos

Conab anuncia R$ 4 milhões para compra de pêssego de produtores gaúchos

SDR promove políticas voltadas ao produtor

SDR promove políticas voltadas ao produtor

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem