
Comder vai tratar das inscrições no programa Terra Brasil
A reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), marcada para sexta-feira (5), às 8h30min, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos (Aeapel), na Associação Rural de Pelotas, terá o programa Terra Brasil como pauta principal, além da doença do Citros Greening, com análise dos potenciais riscos à citricultura local.
De acordo com a secretária da diretoria do Comder e chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, Rejane Jorge, o Conselho, responsável pela seleção dos agricultores contemplados pelo programa Terra Brasil, avaliará informações entregues pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas. A entidade, além da Emater, recebe inscrições dos interessados na linha de crédito federal.
Rejane destaca que o Terra Brasil é financiador da aquisição de imóveis rurais por trabalhadores e jovens sem ou com pouca terra. As condições de pagamento e os juros são facilitados, para viabilizar a promoção do acesso à propriedade, fortalecer a agricultura familiar e gerar oportunidade e renda. As linhas de crédito disponibilizam prazos de até 25 anos e carência de três anos para início do processo de quitação. Também oferece assistência técnica e extensão rural.
A doença do Citros Greening, causada por bactérias transmitidas por insetos, será abordada pelo extensionista rural agropecuário do Escritório Municipal da Emater-RS, André Mackedanz Perleberg. Para evitar potenciais riscos à citricultura da zona rural de Pelotas, serão discutidas orientações adequadas.