
Comitê gestor de políticas para pessoas com deficiência é formado
Nesta segunda-feira (29), a prefeita Paula Mascarenhas assinou o Decreto nº 6.556/2022, que homologa o regimento interno do Comitê Gestor Municipal de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, junto da Portaria nº 016/2022, que designa os integrantes para gestão 2022/2024. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal.
“Queremos construir junto com vocês e a sociedade uma cidade cada vez mais acessível, onde haja espaço para todas as pessoas, com respeito à dignidade humana e às diferenças, vendo nessas diferenças algo positivo. Esse Comitê tem muito a ver com a Pelotas que queremos construir, que vá se adaptando às necessidades de todos, para que se sintam estimulados e pertencentes”, frisou a gestora municipal.
Fotos: Gustavo Vara
O Comitê, reestruturado em 2018 por meio do Decreto Municipal nº 6.135, tem como objetivo promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidas na implementação das ações relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência no âmbito do Município, bem como realizar o monitoramento e avaliação deste trabalho. A presidente da instituição é Adriana Fiala da Silva.
Participaram da cerimônia os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Domingues Ribeiro.
Confira a composição do Comitê
– Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades:
Titular: Michel Domingues Ribeiro;
Suplente: Brandina Oliveira Buttow.
– Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos:
Titular: Rafaela Fraga Veiras;
Suplente: Renata de Vargas Ribeiro.
– Secretaria Municipal de Assistência Social:
Titular: Sérgio Luiz Tavares Acosta;
Suplente: Juliano Soares Nunes.
– Secretaria Municipal de Cultura:
Titular: Liciane Machado Almeida;
Suplente: Marta da Rosa e Silva.
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural:
Titular: Veridiane Rodrigues de Souza;
Suplente: Rejane Ribeiro Jorge.
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação:
Titular: Leandro Leonardi Vasconcelos;
Suplente: Camile Bilharva Lopes.
– Secretaria Municipal de Educação e Desporto:
Titular: Simone Carvalhal Pereira;
Suplente: Juliana dos Santos Martins.
– Secretaria Municipal da Fazenda:
Titular: Angelisa Caramão de Paula;
Suplente: Maria Eliza Klumb.
– Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana:
Titular: Adriana Fiala da Silva;
Suplente: Daniela Almeida de Tunes.
– Secretaria Municipal de Governo:
Titular: Mariana de Armas Simões de Oliveira;
Suplente: Joaquim Baptista de Freitas.
– Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária:
Titular: Laci Ceron Bertinetti;
Suplente: Vanderlita Aguirre Leal.
– Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação:
Titular: Bruna de Almeida Jaekel;
Suplente: Zaqueu Aldrighi Galarz.
– Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão:
Titular: Elise Lopes Dutra;
Suplente: Vinicius Pires Ferreira.
– Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Cristina Toledo Vetromila;
Suplente: Jacimara Ramos dos Santos.
– Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura:
Titular: Roberto Oliveira Heinrich.
– Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito:
Titular: Benhara Castro Damero;
Suplente: Cléo Barbosa Cardozo.
– Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental:
Titular: Daniela Beatriz Rodrigues Duarte;
Suplente: Alcides Silveira de Ávila Neto.