ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Comitê se reúne para avaliar ações preventivas

Pelotas será o segundo município brasileiro a adotar metodologia que estimula ambientes sem punições e castigos

Por Joice Lima 24-04-2018 | 19:23:20

Na tarde desta terça-feira (24), ocorreu mais uma reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) do Pacto Pelotas Pela Paz, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), no Terminal Rodoviário de Pelotas. O Comitê busca a redução da violência e criminalidade por meio de ações preventivas.

"Muita gente pensa que o Pacto Pelotas Pela Paz se resume ao Código de Convivência, que está em análise na Câmara Municipal. Não sabem que o Pacto engloba muitas ações de prevenção e já está na rua", disse a secretária executiva do CIP, Jacqueline Dutra, da SMS.

Foto: Gustavo Mansur

O assessor especial Samuel Ongaratto, secretário executivo do Pacto, informou o grupo sobre o andamento da contratação de metodologias de cunho comportamental, voltadas a algum dos fatores de risco (evasão escolar, laços familiares, etc.), que serão aos poucos inseridas no ambiente escolar, entre elas:

*Famílias Fortes - visa fortalecer os vínculos familiares; será custeada pela Secretaria de Assistência Social (SAS)

*Compasso - visa a redução de violência e combate ao bulying; será custeada pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU)

*Galera Curtição - atividades lúdicas que buscam abordar os processos de tomada de decisão sobre álcool e drogas e orientar sobre saúde sexual e prevenção às DSTs e AIDS; será custeada pela Secretaria de Educação e desporto (Smed)

*Conte Comigo - promove a aproximação de pais e filhos através da leitura; será custeada pela Secretaria de Educação e desporto (Smed).

*Criança Segura (veja abaixo).

Representantes da Secretaria de Saúde (SMS) fizeram um relato sobre a capacitação da metodologia Criança Segura, ocorrida na semana passada. A facilitadora Elisa Altafim, de Ribeirão Preto, apresentou às coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), o Programa de Intervenção ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros. Pelotas será o segundo município brasileiro, após Ribeirão Preto/SP, a desenvolver a metodologia, voltada a crianças de 4 a 10 anos, que visa estimular o desenvolvimento infantil de uma forma mais saudável, em um ambiente livre de punições, maus-tratos e castigos. As coordenadoras irão atuar como multiplicadoras dentro das escolas.

Cada Jovem Conta

Na reunião também foi apresentada a expansão gradual do programa Cada Jovem Conta, que começou com ações em dois territórios (Dunas e Bom Jesus), recentemente chegou a outros quatro (Getúlio Vargas, Loteamento Osório, Pestano, Navegantes) e, em breve, alcançará mais quatro áreas (Obelisco, Laranjal, Colônia Z-3 e Sítio Floresta), todas consideradas de vulnerabilidade social.

O encontro teve presença dos secretários de Educação, Artur Corrêa; de Cultura, Giorgio Ronna; e de Saúde, Ana Costa; além de representantes de outras secretarias que desenvolvem ações voltadas ao eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz.

Os encontros do CIP ocorrem na primeira e na quarta terça-feira de cada mês.

Pacto, CIP, Pacto Pelotas pela Paz, ações preventivas, metodologias