
Confiança e estímulo se destacam em um mês de aulas presenciais
Segurança sanitária, resgate do estímulo dos educadores e, principalmente, do conhecimento e aprendizado dos estudantes. Essas são as percepções que têm marcado este primeiro mês de retomada das atividades presenciais – a partir do sistema híbrido – adotado nas escolas da rede municipal de ensino de Pelotas.

Aulas presenciais ganham novos alunos a cada semana. Foto: Michel Corvello.
Só na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, já são 94 estudantes que aderiram ao sistema híbrido, com previsão de mais 15 alunos nos próximos dias.
Conforme a diretora do educandário, Gina Bastos, muitos que optaram por ficar no sistema remoto estão trocando para o híbrido. "Ao buscar as atividades impressas, os estudantes reparam que alguns colegas estão em sala de aula, com isso também pedem aos pais para retornarem. Acreditamos que famílias e alunos estão se sentindo mais seguros, já que a escola está devidamente preparada. Sem falar na alegria de rever professores e colegas", destacou Gina.

Pais acompanham a entrada dos alunos. Foto: Michel Corvello.
Esse pedido foi o que aconteceu com Lígia Freitas e a filha, Giovana, de 4 anos, que está matriculada no Pré 1 da Emef do bairro Getúlio Vargas. "Fomos pegar as atividades e ela viu os coleguinhas e perguntou se podia voltar. No primeiro momento estava na dúvida, mas vi que os cuidados e que a situação está mais tranquila e resolvemos deixar ela ir no presencial, já que ela queria muito voltar", contou Lígia.
Esthefpane está no presencial desde o primeiro dia. Fotos: Michel Corvello.
A confiança nos protocolos da escola, além do desejo da filha de voltar ao convívio dos colegas e professores, foram decisivos para Yasmin Lopes, mãe da estudante Esthephane, de 8 anos. "Ela estava com alguma defasagem e sempre quis voltar desde o início. Como a escola está bem organizada, bem preparada, achei importante ela voltar. Ela está adorando e já dá pra perceber que tem evoluído", relatou Yasmin.
Recuperação do aprendizado com interação
Outra importante observação vem da professora Alexandra Brandt, do 2º ano da mesma unidade de ensino. A docente disse que se preocupou com a diferença de aprendizado entre os estudantes, já que toda a semana retorna um aluno novo e precisa recuperar o conteúdo e que essa repetição poderia provocar algum desestímulo naqueles que estão mais adiantados, mas ocorreu justamente o contrário. Segundo a professora, a situação está servindo de reforço.
"No começo, como eram poucos, se esgotavam as atividades e, além disso, não tinham os colegas para fazerem as trocas. Agora as coisas já estão fluindo bem mais, com a interação, uns ajudando os outros", explicou Alexandra.
Segurança e cuidado para todos
A prática das medidas de proteção e o controle rigoroso dos protocolos também se destacaram de forma positiva nesse período. Em um mês de atividades foi registrado apenas um caso positivo de infecção pelo coronavírus, em um universo de mais de 90 escolas municipais.
Protocolos são seguidos à risca. Fotos: Michel Corvello.
Para a titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, o resultado se deve à preparação para o retorno às aulas, que tem sido um processo construído com muitas mãos, que envolve as equipes da Smed, dos gestores das escolas e suas comunidades. Adriane ressaltou também o trabalho intersetorial desenvolvido com as secretarias de Saúde e de Assistência Social. "Foi realizada a capacitação dos trabalhadores, EPIs foram adquiridos para o uso todos profissionais, máscaras laváveis estão sendo distribuídas para os alunos que necessitam, cuidado com a higienização das escolas, prezando pela segurança de todos os envolvidos no processo educacional", detalhou a secretária.
Adriane apontou ainda a importância das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Município, setores que realizam vistorias de acompanhamento e também de orientação nos educandários. "Todos esses cuidados, cumprimento dos protocolos de segurança e o trabalho conjunto tem resultado no retorno seguro às escolas", concluiu.