Dentro das atividades, entre os dias 21 e 23 de setembro, foram plantadas 1.365 árvores em diferentes locais da cidade

Confira as próximas datas da programação alusiva ao Dia da Árvore

Dentro das atividades, entre os dias 21 e 23 de setembro, foram plantadas 1.365 árvores em diferentes locais da cidade
Por Kerolin Lulhier 23-09-2021 | 16:58:53
Tags: qualidade ambiental , dia da árvore , meio ambiente

A programação alusiva ao Dia da Árvore, com ações voltadas para a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, continua em Pelotas. O cronograma da Prefeitura, organizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), prevê atividades até o sábado (25), e inclui palestras sobre educação ambiental, doação de espécies arbóreas nativas, oficinas de plantio e manutenção de árvores, entre outras.

Cumprindo o calendário, as equipes da SQA realizaram, na quarta-feira (22), o plantio de 70 mudas frutíferas em parceria com a equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi). Alunos do 3º ano do Ensino Médio da instituição participaram da atividade ligada ao eixo 'Ação Verde' do programa Ciclo Verde Pelotas. 

Fotos: SQA

Nesta quinta-feira (23), os plantios continuaram, com 50 mudas na Praça do Obelisco no Areal. A tarefa foi realizada em parceria com a empresa Porto 5, responsável pelo empreendimento Acqua Dunas, através do eixo Compensatória Verde. 

Também nesta quinta-feira, tiveram início as atividades do projeto Pau Brasil, com o plantio de uma muda da árvore símbolo do país em frente à Escola Municipal Jornalista Deogar Soares no bairro Dunas. A iniciativa teve o objetivo de fomentar ações voltadas para a educação ambiental interligada com a história do Brasil em escolas do Município. Durante o evento, também houve apresentações de trabalhos escolares. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). A titular da pasta, Adriane Silveira, e a equipe da Smed acompanharam o ato.

Fotos: SQA

De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, a ideia é implantar o projeto em todas as escolas municipais.

 

Veja o cronograma completo

Sexta-feira (24)

11h - Inauguração das placas de identificação das espécies arbóreas existentes no Parque da Baronesa, através de QR Code. O projeto tem como objetivo educação ambiental com a tecnologia e faz parte do eixo Ação Verde do programa Ciclo Verde Pelotas.  

Sábado (25) – Atividades ocorrem no Parque da Baronesa, na avenida Domingos de Almeida, 1.490.

9h - 17h - Encerramento da Semana da Árvore

* Drive-thru de doação de espécies arbóreas nativas e frutíferas. Serão distribuídas mil mudas (uma por CPF). A ação será realizada em parceria com o projeto Pelotas Verde, Frutífera e Multicolorida do programa Pelotas 13 Horas. 

* Oficinas de plantio e manutenção arbórea, às 10h e às 15h30min, com distribuição do guia de arborização para os participantes.

* Feira de venda de suculentas por entidades parceiras.

* Atividade da Semana de Prevenção da Raiva. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) promoverão ações educativas de orientação à comunidade sobre profilaxia e prevenção da raiva em conjunto com o projeto de extensão O Cuidado é o Segredo, do curso de Enfermagem da UCPel 

* Exposição de cães disponíveis para adoção, do Canil Municipal, com orientações quanto à posse responsável.

Notícias Relacionadas

Jovens podem se inscrever para evento preparatório da COP30

Jovens podem se inscrever para evento preparatório da COP30

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

SQA convida para reunião sobre o Voluntariado Ambiental

SQA convida para reunião sobre o Voluntariado Ambiental

Prefeitura arrecada agasalhos para cães do Canil Municipal

Prefeitura arrecada agasalhos para cães do Canil Municipal