ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Connex

Connex realiza reflexão entre o racismo, justiça e segurança

Por João Pedro Macedo 15-03-2024 | 15:59:37

O Clube Caixeiral foi palco de palestra sobre Justiça, Racialidade e Segurança, nesta quinta-feira (14), pelo Connex Pelotas - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências. A palestra contou com a presença do prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, José Antônio Donato, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, e o primeiro chefe da Polícia Civil negro do Rio Grande do Sul, o delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

Palestrantes apresentaram problemas atuais da sociedade que se relacionam com fatores históricos herdados do Brasil colonial. Fotos: Nauro Jr./FNP

Conforme o delegado Sodré, a estrutura social atual do Brasil, ainda reflete as raízes escravocratas do país. “A estruturação do nosso pensamento vem de uma origem racista, e isso acaba impactando na economia, justiça, educação e demais ações do estado”, afirmou.

Como medida de prevenção, os palestrantes debateram sobre o processo de desracialização estrutural, para uma justiça igualitária com jovens negros. Marcone Ribeiro, durante a palestra, parafraseou a pensadora antirracista, Angela Davis, para contextualizar o assunto. “Em uma sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. O homem branco pode até não atrair a culpa, mas precisa saber da responsabilidade”, disse.

Os palestrantes finalizaram o evento com uma reflexão sobre a ótica exploratória que há no Brasil, desde o período colonial até a sociedade atual.

Quem faz o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Connex Pelotas, Justiça, Raça, Segurança