ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Criança e natureza são temas de Ciranda Formativa

Encontro ocorreu nesta quarta-feira no auditório da Secretaria de Educação

Por César Soares 18-10-2023 | 20:47:03

Palestra de Isabel Barros tratou da interação das crianças com os espaços naturais (Fotos: Michel Corvello)

Servidores públicos de diferentes áreas da Prefeitura de Pelotas e o vice-prefeito Idemar Barz acompanharam, nesta quarta-feira (18), a 3ª edição da Ciranda Formativa. O encontro, realizado pelo programa Pelotas, Cidade das Crianças, por intermédio da Escola de Gestão Pública em parceria com a rede Urban95/Cecip, trouxe a palestra da engenheira florestal e mestre em conservação de ecossistemas do Instituto Alana, Isabel Barros, sobre temas relacionados à interação das crianças com os espaços naturais.

Por videoconferência, a palestrante abordou conceitos e estudos sobre tópicos, como prioridades absolutas dos direitos da criança de acesso à natureza, impactos negativos que a ausência de natureza provoca na saúde mental e intelectual no desenvolvimento das crianças e reflexões sobre a necessidade e relevância de oportunizar espaços naturais aos pequenos.

Conforme a coordenadora do programa Pelotas Cidade das Crianças, Jaqueline Silveira, a proposta do terceiro encontro foi chamar a atenção para a importância do desenvolvimento infantil, a partir do contato direto com a natureza, sempre pensando a cidade de forma que seja adequada ao crescimento de uma criança de 95 centímetros de altura como preconiza a rede Urban95. "Essas percepções e mudanças de comportamento já estão sendo trabalhadas na Educação do município e as Cirandas Formativas vêm para integrar todas as secretarias nesse processo, porque a criança é responsabilidade de todos", resumiu.

Ainda de acordo com a coordenação do Programa, as atividades fazem parte do Ciclo Formativo Intersetorial sobre a Primeira Infância e são estratégias de engajamento e capilarização da pauta de desenvolvimento infantil, direcionada a secretarias municipais, gestores e equipes envolvidas com o tema. Ao todo, serão oito encontros mensais da Ciranda Formativa, iniciados em agosto, cada um com temática diferente. O próximo está previsto para o dia 27 de novembro, aberto a todos os servidores, com tema ainda a ser definido.

Também participaram do encontro a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, coordenadora Executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, e o diretor-presidente da Eterpel, Cláudio Montanelli.

Cirana Formativa, crianças, espaços naturais