ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Crimes contra a vida continuam em queda em Pelotas

Gabinete de Gestão Integrada Municipal reuniu-se para analisar os dados de outubro de 2022 do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social

Por Marina Amaral 30-11-2022 | 15:00:48

A prefeita Paula Mascarenhas e representantes das forças de segurança e fiscalização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) reuniram-se, na terça-feira (29), para analisar e discutir sobre os indicadores criminais coletados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social. O relatório de outubro de 2022 mostrou queda nos números de crimes contra a vida e o patrimônio em Pelotas, de acordo com a série histórica desde 2017. O novo coordenador do órgão, o pesquisador Samuel Rivero, foi apresentado no encontro.

“Dentro do Pacto Pelotas pela Paz, o Observatório é um dos projetos que teve mais impacto positivo no município. É uma ferramenta extraordinária, que cresceu com qualidade. Seguimos em uma linha decrescente de crimes e, por isso, vamos lutar para terminar o ano com cada vez menos ocorrências”, destacou a prefeita. 
Fotos: Rodrigo Chagas

Relatório de indicadores criminais com mais dados

O monitoramento apresenta como novidade a taxa de homicídios calculada por 100 mil habitantes que, agora, é comparada com o número total de vítimas desse crime contra a vida no Rio Grande do Sul e no país. Os números mostram que, em 2017, Pelotas chegou a registrar 32,2 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto no RS a taxa era de 26,4 e, no Brasil, 27. Em 2022, a taxa na cidade caiu para 4,7 (com registros entre janeiro e outubro), enquanto no RS foi de 11,9 no mesmo período e em todo o país chegou a 9,1. Isso mostra, segundo Rivero, que Pelotas era muito violenta, se comparada ao Estado e ao país e, agora, experimenta um momento de queda da violência urbana. 

Ao falar sobre o número absoluto de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrados em Pelotas por mês - desde janeiro de 2016 - Rivero destacou que em setembro deste ano não houve nenhum caso. A mesma situação só havia sido registrada em setembro de 2021 e junho de 2020. 

O relatório do Observatório também passou a analisar os indicadores de perturbação do sossego na cidade. Entre janeiro e outubro de 2022, foram 488 registros de ocorrências desse tipo, sendo 60 no último mês. 

Resumo comparativo dos indicadores criminais

Entre janeiro a outubro - 2017/2022

* Crimes Violentos Letais Intencionais: -81% 

* Roubo a pedestre: -69% 

* Roubo a estabelecimento comercial e financeiro: -66% 

* Roubo a transporte público: -83% 

* Roubo de veículos: -83% 

* Furto de veículos: -55% 

* Roubo a residência: -74% 

* Furto a residência: -36%

Tags

ggi-m, observatório, indicadores criminais

Carregando 0%
Carregando 0%