ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Crimes contra a vida e o patrimônio seguem em queda desde 2017

GGI Municipal se reúne para analisar dados de junho. Indicadores criminais foram apresentados pelo Observatório de Segurança Pública

Por Marina Amaral 18-07-2022 | 15:51:30

A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu, nesta segunda-feira (18), com representantes dos órgãos de segurança pública que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, para debater os indicadores criminais da cidade do mês de junho de 2022. Os dados coletados e analisados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social mostram que os crimes contra a vida e o patrimônio estão em queda desde 2017.

O trabalho executado por todos os órgãos de forma integrada, visando essa redução na criminalidade em Pelotas, foi parabenizado por Paula. A gestora municipal também lembrou do aniversário de 25 anos do Instituto-Geral de Perícias, importante entidade do GGI-M. “Para fazer uma política pública consistente como essa é preciso muita dedicação. Temos que elogiar todos que estão lá na ponta, na linha de frente, executando esse trabalho, fazendo reuniões e participando das ações”, pontuou.

Fotos: Gustavo Vara

Resumo comparativo dos indicadores criminais

* Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)

2017/2022: -86,4%

* Roubo a pedestre

2017/2022: -69,50%

* Roubo a estabelecimento comercial e financeiro

2017/2022: -73%

* Roubo a transporte público

2017/2022: -86,5%

* Roubo de veículos

2017/2022: -84,5%

* Furto de veículos

2017/2022: -57%

* Roubo à residência

2017/2022: -80%

* Furto à residência

2017/2022: -53%

O número de Operações Integradas foi destacado durante a apresentação. Só em 2021, foram 419. Até o dia 30 de junho deste ano, já foram realizadas 211 edições da iniciativa, fazendo com que, desde 2017, já tenham sido feitas 1.408 ações. Foram 64.791 pessoas e 32.257 veículos abordados.

Outro ponto observado foi em relação aos CVLIs, nos quais o principal meio empregado deixou de ser arma de fogo e passou a ser objeto perfurante. Essa mudança de perfil é resultado da ação das políticas, conforme afirmou a chefe do Executivo pelotense.

Ainda na discussão dos crimes contra a vida, os dados mostram que as vítimas deste tipo de ocorrência têm idade a partir de 30 anos. A faixa etária até 29 anos, que era a que mais aparecia no perfil de vítima, sumiu. Isso significa que, no que tange à proteção aos jovens, o Pacto está conseguindo alcançar resultados positivos. O eixo de Prevenção Social, com os programas que investem na juventude, oferecendo trabalho, oportunidade e estudo, foi ressaltado pela coordenadora executiva da política pública municipal, Aline Crochemore.

“Esse fato é algo extraordinário. A maioria das vítimas dos CVLIs eram jovens quando começamos o Pacto Pelotas pela Paz. Agora, estamos reduzindo o número de mães que perdem seus filhos. Estamos protegendo as crianças e o futuro. É um dado muito relevante”, frisou Paula.

Avaliação 58 meses antes e 58 meses após o Pacto

CVLI

- 139 crimes prevenidos

Roubo a pedestre