
Curso de eletricista na zona rural tem as dez vagas preenchidas
Curso de eletricista oferecido a moradores da zona rural pela Prefeitura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) teve as dez vagas preenchidas. As aulas iniciaram-se na segunda-feira (9) e foram concluídas nesta quarta-feira (11), na sede da Administração Distrital do Cerrito Alegre, 3º distrito de Pelotas. O conteúdo disponibilizou teoria e prática.
Capacitação contou com aulas teóricas e práticas - Fotos: Divulgação/SDR
“O foco do aprendizado, com essa capacitação, é possibilitar novas oportunidades de trabalho e renda, seja na prestação de serviços individualmente, seja na formação de pequenas empresas”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, cuja pasta é responsável pela parceria com o Senar na oferta de cursos de formação.
O gestor argumenta, também, que “Quando pensamos em desenvolvimento do meio rural, precisamos compreender que só ocorre com políticas que privilegiam a diversidade de atividades, agrícolas ou não. A formação de empresas de serviços, a elaboração de produtos, o turismo rural, a agroindústria, entre outros são indutores indispensáveis a uma melhor condição de vida para as pessoas que vivem no espaço rural”.
Conteúdo das aulas
O instrutor do curso de eletricista foi o engenheiro agrícola Sérgio Zago. O conteúdo disponibilizado aos alunos do meio rural abordou conceitos em eletricidade, componentes básicos de instalações elétricas, tipos de instalações de condutores, manutenção de instalações, motores elétricos, teoria básica sobre para-raios, normas de segurança e primeiros socorros, além das aulas práticas.
Na terça-feira (10), houve a visita do supervisor regional do Senar/RS, Giovani Bolzoni, durante o curso.