O conjunto de iniciativas é parte do processo de implementação do Plano Nacional de Juventude

Departamento de juventude da SELJ levará projetos às escolas públicas

O conjunto de iniciativas é parte do processo de implementação do Plano Nacional de Juventude
Por Andrine Teixeira Garcia 15-09-2025 | 12:05:26
Tags: Juventude , Projetos , Parcerias , Escolas

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), firmou parceria com entidades de educação, como a Secretaria Municipal de Educação (SME), a 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado (CRE), o Instituto de Ação Cultural Esperançar, a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e o Fórum de Agricultura Urbana de Pelotas, para o lançamento de um conjunto de quatro projetos pautados na Política Nacional de Juventude, que serão implementados em escolas públicas municipais e estaduais.

A parceria ocorre a partir de ações com temáticas que dialogam com antirracismo, sustentabilidade, prevenção da violência contra a mulher e valorização do trabalho docente, reafirmando o compromisso de Pelotas em construir políticas públicas de juventude e educação de forma integrada. O gerente do departamento de juventude da SELJ, Ian Mattos, apontou que o município está se tornando referência com a implementação dessas ações. “É a Prefeitura assumindo o papel de garantir que a juventude esteja no centro das decisões, valorizando a educação, construindo um processo permanente de participação e protagonismo juvenil no enfrentamento às mais variadas violências”, afirmou.

Reuniões com SME e a 5° CRE foram realizadas ao longo da semana para alinhar a iniciativa. Imagens - Divulgação/SELJ

O conjunto de iniciativas é parte do processo de implementação do Plano Nacional de Juventude, sendo um passo importante, marcando um grande avanço na consolidação de um trabalho educacional intersetorial, unindo poder público, sociedade civil organizada e movimento estudantil em torno de uma pauta comum: fortalecer o protagonismo juvenil, valorizar a educação, ampliar os espaços de participação democrática, estimular o combate às mais variadas formas de violências dentro das escolas, além de ser uma ferramenta de combate à evasão escolar. "É a união entre estes setores que nos permite avançar. Somando forças, conseguimos enfrentar diferentes formas de violência, valorizar as diferenças, fortalecer a democracia e promover uma vida mais saudável para nossas juventudes”, disse o secretário da SELJ, Fabiano Ornel. 

O início das atividades terá como orientação um mapeamento a partir das necessidades das escolas, permitindo que cada instituição receba propostas conectadas com suas realidades e demandas locais. A seleção das escolas para participação está sendo estruturada em conjunto com assessoria pedagógica da 5°CRE e da coordenadoria de políticas estudantis e integração comunitária, assessoria pedagógica de educação etnico-raciais e assessoria pedagógica de educação física da SME, assim como a criação dos planos de ação, que serão divulgados posteriormente. Dessa forma, os cronogramas das ações serão elaborados junto das escolas participantes e suas as equipes diretivas, alinhando às datas conforme com as necessidades, propósitos e disposição da comunidade acadêmica acolhida. 

Confira os projetos que chegaram às escolas:

1. Identidade – debates sobre relações étnico-raciais e combate ao racismo;

2. Juventude com Saúde – cuidado integral e prevenção, com foco na saúde da jovem mulher;

3. Compostando Ideias, Cultivando o Futuro – práticas de sustentabilidade, compostagem e hortas escolares;

4. Jovens Docentes – formação que articula saberes de docentes experientes e recém - ingressos, promovendo valorização da carreira e fortalecimento da prática pedagógica.

Notícias Relacionadas

Prefeitura irá promover festival de taekwondo

Prefeitura irá promover festival de taekwondo

Equipe de câmbio da Prefeitura é campeã em etapa estadual

Equipe de câmbio da Prefeitura é campeã em etapa estadual

Equipe de basquete da SELJ joga amistoso com escola Mário Quintana

Equipe de basquete da SELJ joga amistoso com escola Mário Quintana

Pelotas irá estrear contra Camaquã na CCDF - Seleções

Pelotas irá estrear contra Camaquã na CCDF - Seleções