Mobilização visa informar a população sobre prevenção ao vírus. Testes rápidos para detectar o HIV também estarão disponíveis

Dia de Combate à Aids terá atividades no Largo do Mercado Central

Mobilização visa informar a população sobre prevenção ao vírus. Testes rápidos para detectar o HIV também estarão disponíveis
Por Kerolin Lulhier 29-11-2021 | 16:17:58
Tags: HIV, AIDS, COMBATE À AIDS, PREP

Está programada, para esta quarta-feira (1º/12), a ação de rua em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids. A mobilização ocorre no Largo do Mercado Central, das 13 às 19h, e visa conscientizar a população sobre a doença e os métodos de prevenção ao HIV, com enfoque no procedimento chamado “Profilaxia Pré-Exposição” (PrEP). A atividade faz parte da Semana da Diversidade de Pelotas e tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Na programação, está prevista a distribuição de materiais informativos sobre outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como de métodos contraceptivos e aplicação de testes rápidos para detectar o HIV, feitos por enfermeiros e estudantes de Enfermagem das universidade Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel).

A organização da atividade está a cargo da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Grupo PositHIVes (grupo de estudos do curso de Psicologia da UFPel), Rede Equidades e Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Ainds (RNP+C).

O que é a PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição, chamada de PrEP, é um método de proteção à infecção pelo vírus do HIV. O tratamento é direcionado para pessoas com maior risco em relação ao vírus, como casais soro discordante (quando um é soropositivo e outro não), profissionais do sexo e outros, e consiste no consumo diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o HIV.

O medicamento, que é uma combinação de outros dois (tenofovir + emtricitabina), deve ser usado todos os dias. A PrEP não protege de outras DSTs e, portanto, deve ser combinada com estratégias de prevenção, como a camisinha.

O tratamento também é indicado para pessoas que:

- frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais;

- têm relações sexuais, sem preservativo, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;

- fazem uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); e,

- apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

Onde buscar pelo tratamento em Pelotas

O medicamento está à disposição da população no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da UFPel, na Faculdade de Medicina, localizada na avenida Duque de Caxias, 250, no Fragata. 

Uma roda de conversa sobre DSTs e seus tratamentos, direcionada às pessoas em situação de rua que frequentam o Centro Pop, está marcada para o dia 8 de dezembro, a partir das 9h.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Eventos adiados devido às condições climáticas

Eventos adiados devido às condições climáticas