
Dia do Bota-fora é segunda-feira no Corredor do Obelisco
Segunda-feira (5), pela manhã e à tarde, a Prefeitura, com equipes e maquinário da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), realiza o penúltimo Dia do Bota-fora deste ano. A localidade beneficiada será o Corredor do Obelisco. Moradores já estão orientados a descartar materiais inservíveis, guardados nos pátios ou no interior das residências, na beira das calçadas. O recolhimento é gratuito.
Recolhimento dos resíduos descartados é gratuito no Dia do Bota-fora - Fotos: Arquivo/Ascom
O Dia do Bota-fora proporciona aos moradores a oportunidade de se desfazerem, sem colocar em locais indevidos, material acumulado em casa. O trabalho do serviço público evita o descarte irregular de entulhos, como restos de construção, madeiramento, móveis, eletrodomésticos e outros itens sem aproveitamento imediato pelo dono.
‘É o penúltimo Dia do Bota-fora deste ano. Durante todas as edições, a Secretaria recolheu grande volume de descartes, livrando o ambiente de receber materiais indevidos e proporcionando economia à população, que não precisou gastar para pagar frete até os Ecopontos”, salienta o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes.
O próximo Dia do Bota-fora, o último de 2021, será em 13 de dezembro, no Balneário Santo Antônio, no Laranjal. Para 2022, a Ssui deverá manter os mesmos locais atendidos neste ano, com pequenas variações, segundo informa Suanes.
O Dia do Bota-fora foi criado pela Lei Municipal 6.193/2019, para beneficiar moradores de bairros a oportunidade de se desfazer, de forma correta, de resíduos acumulados nas suas residências. Ao mesmo tempo, a iniciativa cumpre a função de auxiliar no controle da poluição ambiental, provocada por descarte irregular de resíduos em locais impróprios. A colocação do lixo nas calçadas não deve obstruir o deslocamento de pedestres e nem atrapalhar o trânsito de veículos.