Evento será na Vila Nova, 7º distrito de Pelotas, Quilombo, aberto ao público a partir das 9h, com entrada franca

Domingo é o dia da Festa Municipal do Pêssego

Evento será na Vila Nova, 7º distrito de Pelotas, Quilombo, aberto ao público a partir das 9h, com entrada franca
Por Tânia Magalhães 02-12-2022 | 13:11:26
Tags: festa municipal do pêssego , vila nova , zona rural , programação

Diversificada programação está preparada para o público que pretende aproveitar a Festa Municipal do Pêssego, domingo (4), na zona rural de Pelotas, localidade Vila Nova, 7º distrito, Quilombo, a partir das 9h. A entrada é franca, somente com cobrança da taxa de estacionamento, de R$ 10,00 por veículo, independentemente do número de pessoas. Quem preferir poderá optar pelo transporte coletivo, com saída do terminal da colônia, à rua General Neto, em dois horários, às 8h40min e às 13h, passando pela avenida Fernando Osório, com retornos previstos para as 17h10min e 18h. 

A organização da Festa Municipal do Pêssego está a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição, com apoio e participação da Prefeitura, da Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sebrae, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e patrocínio do Sicredi.

Feira Municipal do Pêssego estará instalada na festa - Fotos: Gustavo Vara
“A Festa Municipal do Pêssego é o ponto alto da Quinzena, que se iniciou no dia 25 de novembro e se encerrará no dia 9 deste mês. Durante o evento no domingo, haverá a cerimônia de abertura oficial da colheita de 2022, além de atrações para todos os públicos, com destaque para as apresentações artísticas, expositores, gastronomia e produtos coloniais. Será uma grande oportunidade de aproximação da cidade com o campo, de dar o devido e merecido destaque ao produtor, à tradição e ao potencial produtivo de Pelotas”, comenta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

Como chegar no evento

Para chegar na Vila Nova, no local da Festa Municipal do Pêssego, a Secretaria de Desenvolvimento Rural orienta que o condutor, a partir do Centro de Eventos Fenadoce, acesse a BR-392 em direção a Canguçu, percorrendo 19,5 quilômetros.

No Km 90, sinalizado com placa de pontos turísticos (Cantina Ribes, Trilha Jardim, Sítio Panamar e Cachoeira Paraíso), entrar à direita e seguir por sete quilômetros, onde deve dobrar à esquerda, andando mais quatro quilômetros, onde estará sediado o evento, com acompanhamento, em tempo integral, da rainha do Pêssego 2022, Bruna Chagas Félix, e da princesa Jordana Kickhofel da Silva.

Programação da Festa

- 9h - missa na Igreja da Comunidade São Pedro – Vila Nova

- 10h - abertura oficial da colheita na propriedade do produtor Idenilson da Silva (confirmar sobrenome)

- 11h - apresentação Banda Diplomada

- 11h30min - almoço no CCN Raízes da Tradição

- Das 14h30min às 19h - café colonial no salão da Comunidade São Pedro

- 15h - apresentação artística CCN Raízes da Tradição

- 15h30min - abertura oficial do evento, com autoridades

- 16h - concurso melhor pêssego

- 17h - baile com o grupo Querência

- 21h - encerramento com a Discoteca Paradoxo

O que tem na Quinzena

A 9ª Quinzena do Pêssego, aberta no dia 25 e com término previsto para o dia 9, acolhe uma série de iniciativas para valorizar a agricultura familiar, a história, a tradição e o potencial produtivo, que garante a Pelotas a condição de maior produtor de pêssego para a indústria no país. 

A Feira Municipal do Pêssego, uma das iniciativas, transcorre no período simultâneo ao da Quinzena, com bancas no Centro e nos bairros, com venda direta do produtor ao consumidor, tanto da fruta in natura como de derivados, como pessegada, geleia, suco, cucas e outros. Saiba onde e quando encontrar o ponto mais próximo de sua casa.

- De segundas a sábados – Largo do Mercado Central 

- Segundas-feiras – Terra Nova, avenida 25 de Julho

- Terças-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

- Quartas-feiras – avenida Fernando Osório, entrada da Lindoia

- Quintas-feiras – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

- Sextas-feiras – avenida Dom Joaquim, esquina rua Gonçalves Chaves

- Sábados – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

- Sábados e domingos – Laranjal – avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, esquina avenida Rio Grande do Sul, e nas proximidades do Trapiche

Neste domingo (4), não haverá bancas na cidade. Os produtores estarão na Festa Municipal do Pêssego.

As escolas do Município também marcam presença na Quinzena. O pêssego faz parte da merenda escolar, in natura e em receitas, como a de cuca, de autoria das próprias merendeiras, produzidas para as unidades de Educação Infantil.

Notícias Relacionadas

SDR promove políticas voltadas ao produtor

SDR promove políticas voltadas ao produtor

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem