
Escritora tradicionalista lança livro na Jornada Cultural da BPP
A Jornada Cultural Adão Monquelat, evento promovido pela Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), segue até domingo (14) com diversas atividades. Às 14h deste sábado (13), a escritora tradicionalista Liliana Cardoso Duarte lança o livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”, em coautoria com outros 22 autores. Os eventos virtuais estão sendo transmitidos pelo Instagram (@bppelotense) e Youtube da Bibliotheca Pública. Os eventos contam com a contribuição da Prefeitura de Pelotas, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Educação e Desporto (Smed), e apoio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.
Natural de Porto Alegre, Liliana é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e, atualmente, é conselheira do Conselho Estadual de Cultura do RS e patrona dos Festejos Farroupilhas do RS e Porto Alegre 2021.
A programação da Jornada Cultural teve 45 atividades literárias e culturais gratuitas, distribuídas ao longo de 12 dias, entre elas: contação de histórias, palestras e conversas com escritores, sessões de autógrafos, leituras, jogos teatrais, oficinas de dança e de capoeira, apresentação de curtas-metragens, brincadeiras musicais, vídeo-aula, atividades com o ônibus da BPP, concertos e exposições.
Homenagem
O evento leva o nome do conhecido livreiro, pesquisador e historiador pelotense, Adão Monquelat. Proprietário de uma livraria/sebo desde 1981, era conhecido no município e fora dele por sua paixão por literatura e história, por resgatar preciosidades literárias e pela contribuição ao descobrir e apontar fatos históricos da história pelotense para além da história oficial. Monquelat morreu em 22 de setembro deste ano, de enfarto. Tinha 74 anos.
Notícias Relacionadas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Atividades culturais movimentam o Centro histórico nesta sexta (22) e sábado (23)

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio