
Está aberto o prazo para programa Troca-troca de Sementes de Milho
Está aberto o prazo, até o dia 17, para produtores interessados no programa Troca-troca de Sementes de Milho inscreverem-se junto às administrações distritais, em relação ao ano/safra 2022/2023. Para a safrinha, o período é de 20 a 24 deste mês. A Prefeitura mantém convênio com o governo do Estado, em relação ao programa, que é coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, beneficiando os agricultores com subsídio de 28% na aquisição das sementes com qualidade garantida.
“Há uma demanda muito acentuada em relação ao milho no Rio Grande do Sul. Não produzimos a quantidade necessária para suprir o consumo desse alimento para as pessoas e criações de animais, como suínos e aves. O programa configura-se como um incentivo ao aumento da produção, estimulando o agricultor a aumentar as áreas cultivadas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Neste ano, o programa Troca-troca de Sementes de Milho permitirá ao produtor o aumento da encomenda. Até 2021, era possível solicitar até quatro sacas. Agora, podem ser retiradas seis. As variedades são diversas e as oferecidas para esta região do Estado adaptam-se às características da área.
“Uma das vantagens do programa é, além do subsídio de 28%, o fato do produtor pagar as sementes somente depois da colheita. O pagamento será só em abril do ano que vem”, salienta o secretário.