Evento promovido em parceria da Serh com o Prevpel ressalta a importância de cuidar da saúde mental
Café integrou servidores ativos, aposentados e pensionistas em evento na manhã desta quinta (22)
A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por café, palestras e atividades relativas ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional. O primeiro evento de 2026 foi uma parceria da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (PrevPel), realizado no auditório do Pelotas Parque Tecnológico, e reafirmou o compromisso do Município com a saúde e qualidade de vida dos servidores e funcionários do Executivo. O momento foi de integração, mas também de conscientização sobre a importância de cuidar tanto da saúde mental tanto quanto da saúde física.
Além das atividades o evento teve a distribuição de material informativo. Fotos: Manuela Santos/Secom
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades responsáveis pelas Secretarias do Município, e a prefeita em exercício, Daniela Brizolara, que ressaltou a importância das ações voltadas aos cuidados com os servidores. "Vocês cuidam de todos nós, cuidam da nossa população. E é o momento também de demonstrarmos o nosso cuidado, o nosso comprometimento com cada um dos senhores e das senhoras. Somos uma máquina com várias engrenagens e precisamos estarmos ajustados para que tudo dê certo. É muito importante o cuidado e eu fico muito feliz que vocês estejam aqui na perspectiva de cada um de vocês serem multiplicadores desse momento, dessa importância do autocuidado e também do cuidado com os colegas.”
Os anfitriões do evento, a secretária Carla Cassais, responsável pela Serh, e o presidente do PrevPel, Renato Abreu, também estiveram presentes na abertura. Carla reforçou o compromisso da pasta com os servidores. “A gente precisa cuidar dos nossos servidores enquanto estão na ativa e depois que já cumpriram toda uma vida de dedicação ao serviço público, às pessoas, ao município de Pelotas. É importante que a gente tenha sempre esse olhar.” Já Abreu foi incisivo quando destacou a importância de não esquecer de cuidar da mente mesmo na correria da rotina.
Autoridades se fizeram presentes reforçando o compromisso com a saúde mental. Fotos: Manuela Santos/Secom
Abrindo o evento, o psicólogo Ricardo Valente, levou a palestra “Pare o mundo que eu quero descer – saúde mental na era da hiperconectividade e do cansaço”, e fez reflexões acerca do lema “Paz, Equilíbrio, Saúde”, temática nacional da campanha. O profissional levou aos ouvintes diversas ferramentas como músicas, dança, poesia e trechos de filmes, passando a ideia de que a arte presente no nosso dia a dia pode nos fazer refletir sobre as decisões que tomamos. “A gente pisa na bola, quando a gente não prioriza, quando a gente se maltrata e quando a gente não consegue escutar um pouco dos nossos desejos.” Reflete o psicólogo sobre o assunto.
Provando que as saúdes física e mental andam lado a lado o Vida Ativa, programa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), que tem como o objetivo integrar e manter a população em movimento, cuidando do corpo mas exercitando a mente, foi mais um dos parceiros na atividade. Os professores de educação física do projeto levaram aos participantes um momento descontraído e leve, com alguns exercícios fáceis de realizar, mas que já ajudam no bem-estar.
O professor e enfermeiro Carlos von Laer apresentou a palestra “Saúde Mental no Serviço Público: Do Trabalho à Aposentadoria: Um guia para a resiliência, transição e envelhecimento ativo”. Desmistificando os conceitos do que seria a saúde mental ideal, como lidar com os impactos do ambiente de trabalho no psicológico e em como o servidor pode se sentir perdido e sem um pedaço da própria personalidade após a aposentadoria. Em uma das suas reflexões o enfermeiro destacou “Para muitos, a aposentadoria não é apenas o fim do trabalho, é uma redefinição do 'Eu.”
O Janeiro Branco
Janeiro é simbolicamente marcado por novos ares, o primeiro mês do ano traz recomeços, reflexões e novos projetos. A campanha Janeiro Branco, incentiva as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental, a ação integra o calendário nacional do Ministério da Saúde, reforça a importância de cuidar da saúde mental, coloca o assunto no centro dos debates e propõe ações de estímulo e alerta para os cuidados com o psicológico da população. A ideia é promover a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Busque ajuda
Pelotas possui uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps), responsável por oito Centros de Atenção Psicossocial (Caps), disponíveis para prestar assistência psicológica gratuita para toda população. Os pacientes interessados podem ir até o Caps do seu bairro e solicitar atendimento. Os Caps funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não é preciso marcar consulta para o primeiro acolhimento. Cuide da sua saúde mental!