
Executivo prestigia as comemorações do Dia do Soldado
No dia que homenageia o soldado brasileiro, 25 de agosto, o Poder Executivo esteve presente na cerimônia cívico-militar realizada no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), Regimento Tuiuti, no bairro Fragata, somando-se às comemorações e levando seu reconhecimento às instituições do Exército sediadas em Pelotas, pela parceria e apoio ao Município, à região e à sociedade. O vice-prefeito Idemar Barz manifestou os agradecimentos aos comandantes – coronel de Infantaria João Paulo Azambuja Júnior, do 9º Batalhão, e general de Brigada, Ivon Barreto Leão, da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz).
Militares e autoridades reverenciam memória do patrono do Exército, Duque de Caxias - Fotos: Michel Corvello
“Com civismo, trabalhando e zelando pelo bem-estar da nossa Pátria, o soldado brasileiro é merecedor de todo o reconhecimento dos poderes constituídos e da sociedade. Nesta solenidade bonita, organizada, repleta de público, manifesto o agradecimento da Prefeitura ao Exército, pela sólida parceria. Lembro a época do início da pandemia, e a uso como exemplo, quando o Exército se somou às frentes de enfrentamento, atendendo não só pelotenses, mas pessoas de toda a região. Somos gratos”, registrou Barz.
O Dia do Soldado renova as homenagens ao patrono do Exército, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803, pelos feitos militares na defesa da soberania da Pátria. O comandante da 8ª BIMtz, general Ivon Barreto Leão, reproduziu, na solenidade no Regimento Tuiuti, a mensagem do comandante do Exército, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes.
Entre as assertivas, salientando “Caxias vive”, a mensagem diz: “Vive na eficiência operacional, na dedicação à profissão das Armas, na abnegação, no comprometimento, na seriedade, na responsabilidade e na integridade do soldado brasileiro, que, presente em todos os rincões desse sagrado solo, diuturnamente guarnece as fronteiras preservando nosso patrimônio, cônscios da imensa responsabilidade de preservar o legado do Duque de Ferro e de todos os heróis da Pátria. É o Braço Forte de Caxias fazendo-se presente!”
Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a chefe da Guarda Municipal, Cíntia Aires, o comandante do CRPO-Sul, coronel Cláudio de Azevedo Goggia, e o juiz de Direito Marcelo Malízia Cabral.